Município recebe quase uma visita de novos investidores a cada mês





Entre abril e setembro deste ano, Tatuí recebeu quase uma visita por mês de representantes de empresas interessados em investir. Os dados são da Secretaria Municipal de Fazenda, Finanças e Planejamento, que intermediou as visitas.

Estiveram no município, no período de cinco meses, representantes de empresas nacionais e estrangeiras. Duas são de países orientais (China e Coreia do Sul).

Os investidores vieram a Tatuí indicados por meio da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – Investe São Paulo.

Além do número de visitas, a secretária municipal Lilian Maria Grando Camargo divulgou ações realizadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, em encontro na quinta-feira, 12, no paço municipal.

Na ocasião, ela disse que Tatuí mantém relacionamento estreito com a “Investe SP”. Lilian afirmou que a maior vantagem do município é a proximidade com rodovias, como a Castello Branco (SP-280) e a Antônio Romano Schincariol (SP-127).

“As empresas vêm visitar por causa disso. Evidentemente que elas não vêm só para Tatuí, mas a cidade fica sempre entre as primeiras opções”, comentou.

A secretária disse que o município nem sempre consegue atender “a todas as demandas”. Conforme ela, muitas vezes, por questão de economia, a Prefeitura realiza atendimento mais “enxuto”, ou menos extenso.

“Aí, o empresário pode optar por outra cidade, mas acredito que, dentre as visitas que recebemos neste ano, alguma coisa muito boa vem para Tatuí”, citou Lilian.

Os investidores são recepcionados pela própria secretária. As primeiras reuniões são para apresentação de áreas que podem ser ocupadas pelas empresas.

Num segundo momento, os representantes encontram-se com o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu. “Esse está sendo o nosso diferencial”, disse Lilian.

Segundo ela, os administradores públicos dos municípios vizinhos não costumam receber os representantes de empresas no primeiro contato. “Nós temos informações que eles não atendem. Em Tatuí, estamos fazendo diferente”.

A intenção é fazer com que os investidores ganhem confiança no município. Eles também conhecem as políticas públicas desenvolvidas para atração de novas empresas e os projetos que devem ser realizados visando ao crescimento da cidade.

“Nada melhor que o prefeito para ‘vender o peixe’ e apresentar a cidade de outra maneira”, afirmou Lilian. A secretária ressaltou que Tatuí está se preparando para receber novos investimentos. Entre eles, a Noma do Brasil e a Zoomlion.

Disse, por fim, que o conselho deverá reunir-se mais duas vezes até o final do ano. O órgão avalia benefícios concedidos a empresas por meio do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico e Social do Município de Tatuí, o “Pró-Tatuí”.