‘Mulher’ ganha nova titular em delegacia

Governo do estado atende pedido do município e nomeia uma mulher para a DDM

1971
Funcionários da DDM se despedem do delegado Silvan Renosto (foto: Diléa Silva)
Publicidade

A Delegacia de Defesa da Mulher de Tatuí tem uma mulher como delegada titular. A publicação da nomeação saiu no DOE (Diário Oficial do Estado) na sexta-feira da semana passada, 22 de fevereiro, e a nova delegada assumiu a direção da DDM nesta sexta-feira, 1º.

De acordo com a prefeita Maria José Vieira de Camargo, depois de revindicação levada ao delegado regional Osmar Guimarães Júnior, no Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter 7), em Sorocaba, o governo do estado nomeou a delegada Rafaela Valério de Melo para o cargo.

“Sabíamos da necessidade de uma mulher para atender no expediente da DDM. Então, insisti muito quando fui a Sorocaba, no Deinter 7. É muito importante ter uma mulher aqui na delegacia como titular, se dedicando exclusivamente a esta unidade”, salientou Maria José.

A chefe do Executivo reuniu-se com o delegado regional no dia 7 de fevereiro, para pedir aumento no efetivo da Polícia Civil e solicitar que uma delegada respondesse pelo expediente da DDM, “para atender com mais acolhimento às mulheres que precisam de ajuda policial’.

Com a prefeita, estiveram o secretário da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, José Roberto Xavier da Silva; o chefe de gabinete Christian Pereira de Camargo e o diretor da Segurança Pública, Francisco Carlos Severino.

Publicidade

“Iniciamos a busca de uma delegada para atender na unidade em 2017, a pedido de grupos que buscam melhorias no atendimento às vítimas de violência. Desde lá, eu venho batalhando por isso. Agora, com o novo governo e com a nova diretoria em Sorocaba, reiterei a reivindicação, e fiquei muito feliz por ser atendida em tão pouco tempo”, ressaltou a prefeita.

Maria José ainda sustentou ter ficado surpresa com a nomeação, que aconteceu em 15 dias. “Durante a conversa em Sorocaba, o delegado regional tinha prometido que tentaria resolver a situação até o mês de outubro. Então, foi tudo muito rápido. Eles deram grande atenção ao nosso pedido”, reconheceu.

Até quinta-feira, 28 de fevereiro, o delegado Silvan Renosto era responsável pela unidade. Ele permaneceu à frente do expediente durante dois anos, conciliando o trabalho com plantões na Delegacia Central de Tatuí, em Boituva, Quadra e Cesário Lange, onde é delegado titular.

“O doutor Silvan Renosto exerceu um ótimo trabalho durante este período. Sempre foi muito carinhoso, receptivo e profissional. O trabalho dele foi de grande valia. Mas, ter uma delegada para atender as vítimas dará um novo rumo para a DDM”, comentou a prefeita.

Maria José ainda destacou que o objetivo é ter uma delegacia mais acolhedora e humanizada, em um momento difícil para a mulher que procura ajuda. “Ter uma delegada para atender as vítimas pode trazer mais conforto e sensação de confiança para as mulheres que procurarem a unidade”, reforçou.

Renosto, por sua vez, salientou que o maior ganho para a unidade é ter uma delegada titular. “Isso quer dizer que a dedicação dela será exclusiva para a Delegacia de Defesa da Mulher, o que pode dinamizar ainda mais os serviços e o atendimento às vítimas de violência”, comentou o delegado.

Ele afirmou que já esperava a nomeação da nova delegada. “Existe uma prerrogativa de que a direção de uma DDM seja sempre de uma mulher, esta é a diretriz principal do estado. Então, eu estava aqui excepcionalmente, já aguardando a nomeação da nova delegada”, comentou.

Reinauguração

Na quinta-feira, 28 de fevereiro, data que marcou a despedida de Renosto, a unidade também inaugurou simbolicamente a nova entrada da DDM. O prédio passou por reforma e reestruturação para melhorar o acesso às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e ganhar espaço mais amplo.

Com a mudança, um local antes usado como garagem e depósito de arquivos passou a servir para o atendimento do registro de boletins de ocorrências, além de abrigar a central de flagrantes.

De acordo com o delegado, a intenção da mudança da entrada era dar mais conforto às mulheres que necessitam de atendimento e, também, oferecer acessibilidade às pessoas, já que, antes, o acesso ao prédio era por escadas e sem entrada para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

O delegado ainda destaca que, de 2016 a 2018, a unidade registrou aumento de quase 60% no número de registro de ocorrência e que, com isso, era necessário aumentar o espaço para atender à demanda.

“Aumentou muito o número de procedimentos que temos internamente, e isso demandou que eu tivesse mais funcionários para dar conta. Só que, do jeito que estava distribuído aqui dentro, não tinha como colocar mais ninguém. Agora, tem mais espaço para se trabalhar”, salientou Renosto.

“Agora, tem uma rampa com corrimão, com antiderrapante, está tudo adequado para atendimento. Fizemos a reforma por estes dois motivos principais: melhor aproveitamento do espaço e adequação à acessibilidade”, completou.

A sala recebeu pintura, novos móveis e adequações prediais. Segundo o delegado, os recursos financeiros foram conquistados por meio da iniciativa privada. Empresários da cidade “sensibilizaram-se” e auxiliaram a delegacia para a reforma, com doação de mão de obra, móveis e materiais de construção.

“Quando a população entende que nós fazemos um bom trabalho, que nós precisamos deste apoio da sociedade civil, ela apoia. Tivemos apoio de empresários e também da prefeitura. Isso acaba tornando possível o que foi criado aqui. Temos que agradecer tanto a administração municipal quanto os empresários do município”, ressaltou.

A DDM iniciou a operação das novas instalações, em modo de teste, há aproximadamente 20 dias. “Vimos que estava tudo funcionando certinho e, agora, inauguramos oficialmente”, disse o delegado.

No final da tarde de quinta-feira, a prefeita Maria José, acompanhada do chefe de gabinete Christian Pereira de Camargo, esteve visitando o novo espaço e, logo após, aconteceu uma reunião de confraternização para a despedida do delegado.

“Fizemos a reforma do plantão, está tendo um novo atendimento ao público e também iniciamos uma nova etapa com uma mulher à frente da DDM. Só tenho que agradecer. Espero ter deixado um bom trabalho e continuo à disposição do município de Tatuí para o que precisarem”, finalizou Renosto.

Publicidade