Muito especial

575
Publicidade

Em aniversários, é comum presentear. Muitas vezes, isto acontece por obrigação; em outras, a satisfação supera o dever. Comumente, os mimos são comprados; noutras, em número bem menor, feitos, produzidos por aqueles que presenteiam.

Por esta realidade, torna-se grande fardo a obrigação de fazer algo, ao passo que, inversamente, o prazer é muito maior quando se produz o presente com grande trabalho e a partir de sincera (boa) vontade.

É, portanto, com satisfação imensa que o jornal O Progresso abre mão do possível comodismo para apresentar, graças a esforço considerável e que abrangeu uma série de profissionais, não apenas um, mas dois suplementos especiais em comemoração ao aniversário da cidade.

Um deles, “Tatuí na Visão do Artista”, corresponde às já tradicionais edições especiais de aniversário da cidade, com base no resgate da história e na valorização das tradições locais.

Ao longo do tempo, a publicação foi modificando-se em diversos aspectos, como mudança definitiva de formato e investimento muito maior nas informações em relação ao espaço ocupado pelas mensagens alusivas à data.

Publicidade

Em 2012, tendo em vista os 90 anos de fundação do jornal, houve a publicação do maior trabalho jornalístico concluído por O Progresso, com tabloide que somou os fatos mais relevantes e reportados durante todo esse período.

Neste ano, porém, outra novidade é incorporada, por meio da junção de informações históricas com a arte produzida pelos tatuianos, em especial pelo artista plástico Mingo Jacob.

Esta publicação também inova ao ser totalmente em cores – como já ocorrera no ano passado -, mas, agora, em papel branco, justamente para valorizar ainda mais as pinturas do artista.

Outra novidade é a retomada, após um ano de hiato, da publicação que contém todos os trabalhos vencedores dos concursos Paulo Setúbal.

Também no formato tabloide, o jornal é fruto de parceria com a Prefeitura, que garantiu apoio cultural à iniciativa, e de investimento de “O Progresso”, o qual, há exatos 70 anos, esteve à frente da mobilização que acabou por originar a Semana “Paulo Setúbal”, em meio à qual acontecem os concursos.

A retomada prática e abrangente dos concursos de literatura inspirados pela vida e obra do tatuiano Paulo Setúbal, por iniciativa da Prefeitura, tornou-se parte integrante das comemorações de aniversário da cidade.

Mais que isto, o certame literário tem extrapolado as fronteiras locais, atraindo a atenção e, consequentemente, trabalhos de várias partes do Estado e mesmo do país.

Mais pelo nome do grande literato – que confere prestígio – que pela premiação em dinheiro -, de expectativa promissora, os concursos já podem ser tidos como nova tradição local.

Por este motivo, O Progresso faz questão de continuar a fazer parte desta iniciativa, concretizando, pela quarta vez nos anos recentes, a divulgação de todos os trabalhos vencedores.

Este adendo especial, aliás, também desponta como algo tradicional no jornal, junto à edição especial baseada na história dos “pés vermeio”.

Como já apontado nas ocasiões anteriores, além de proporcionar cada vez mais material interessante aos leitores, a publicação do tabloide justifica-se num objetivo comum entre o jornal e a Prefeitura: o resgate da figura e obra de Paulo Setúbal em simultâneo ao estímulo à produção artística, em especial, a literária.

Aos que alcançam as premiações, torna-se um grande incentivo o reconhecimento público. Portanto, a concretização desse especial é, de fato, muito satisfatória tanto para o jornal quanto para todos os que se envolvem na produção do concurso, uma vez que é raríssimo, no Brasil, o certame de literatura que garante a publicação dos trabalhos premiados.

Este particular, sem qualquer dúvida, valoriza ainda mais o concurso tatuiano e, certamente, motiva os participantes. Entre os premiados, poder ter seu trabalho editado – e guardado para sempre – é um privilégio que vale muito mais que os prêmios em dinheiro. Quem participa de concursos, sabe disto.

Neste momento festivo, portanto, há motivos para celebração. E entre os quais, muitos presentes. Dois deles O Progresso, por esta edição, leva aos tatuianos com franca alegria. E parabéns a todos!

Publicidade