Levar Vantagem em Tudo!

934
Publicidade

“Que se enfureça o mar, que o universo trema, e que as nuvens chovam raios, nada atemoriza a uma consciência justa.”
Aristóteles

Levar Vantagem em Tudo!

Porque as pessoas hoje em dia querem levar vantagem em tudo? O que aconteceu com os princípios de ajuda mútua? Porque temos a necessidade de derrubar outros para podermos crescer?

Com o número crescente de seres humanos aumenta também a competitividade para a sobrevivência, isto é, não se trata apenas de competir por um emprego ou por um lugar melhor, mas de sobreviver.

Há duas décadas se você falasse inglês poderia conseguir um cargo de diretoria em uma multinacional.

Hoje se você não fala inglês não conseguirá o cargo de motoboy. É claro que o motoboy não precisa falar inglês, mas as empresas precisam filtrar os melhores porque a oferta de mão-de-obra é muito maior do que era antes e, somente os melhores dos melhores conseguirão.

Publicidade

Mas mesmo assim não é justificável prejudicar outros para subir na carreira, mas infelizmente vemos isso todos os dias.

Mulheres e homens ofertando favores indecentes para seus chefes em busca de um cargo maior. Uns caluniando outros para obter suas vagas e a lista não para por ai.

Infelizmente estamos deixando nossos princípios e moral para trás em busca de ganhar mais e ter mais poder.

A maioria de nós não saberá o que fazer com mais dinheiro e mais poder, mas mesmo assim queremos e as empresas costumam valorizar esta batalha sem princípios nem escrúpulos.

A notícia aqui é que o dinheiro a mais e o poder a mais não vão preencher o vazio que você tem e vai precisar sempre de mais e mais.

A criatura só se realiza no criador, Deus é o único que poderá suprir este vazio dentro de você.

Sem uma escala de valores que oriente a nossa vida e o nosso procedimento moral, não podemos ser felizes e não podemos criar um mundo feliz.

Não podemos, por exemplo, tratar os nossos superiores com lisonja e os nossos subordinados com desprezo.

Não podemos subir na vida com adulação e tramóias, pois isto deixa sempre um rastro de humilhação na pessoa.

O agiota é outro aproveitador sem escrúpulos, que se aproveita da situação de desespero de algumas pessoas, para lhes empurrar bolso adentro juros extorsivos. Toda vez que um “cliente” lhe procura, certamente, ele pensa: “mais um trouxa, mais um peixe na minha rede”.

Há um ensinamento profundo que diz o seguinte: – Quando se perdeu a fortuna, pouco se perdeu, pois isto não atinge a honra da pessoa; quando se perdeu a coragem, muito se perdeu; quando se perdeu a honra, tudo se perdeu.

Infelizmente muito trabalho é feito neste mundo para enganar as pessoas; para fazer as coisas parecerem diferentes do que são na realidade. Mas a verdade um dia vence; é como disse um dia Abraão Lincoln: “Podes enganar parte do povo todo o tempo e todo o povo parte do tempo. Mas não pode enganar todo o povo todo o tempo”.

Não pense que você poderá ser feliz enganando os outros ou querendo sempre levar vantagem sobre todos.

A vida é composta de engrenagens, que dia a dia, dão voltas sobre elas mesmas. Em uma dessas voltas, provavelmente, aquilo que obtemos esquecendo a ética nos será tirado e nos será acrescentado o que fizemos por merecer, pois a Lei Universal da compensação sempre se fará presente.

No futuro, poderemos lamentar uma situação que estamos passando, talvez, nesse dia, lembraremos das atitudes que tomamos no pretérito.

Publicidade