Lar Espaço Feliz apresenta o musical ‘Menino Gigante’

 

O projeto Lar Espaço Feliz, mantido pelo Lar Donato Flores, apresenta neste domingo, 6, o espetáculo “Menino Gigante – O Musical”. É o primeiro musical produzido pela instituição junto a meninas atendidas e com o apoio de professores e de voluntários.

Serão duas apresentações, às 16h e 19h, no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415, no centro. Os ingressos podem ser trocados por um litro de leite, que serão revertidos para utilização na própria instituição.

O musical, do compositor Cezar Elbert, tem direção musical e regência de Luís Gustavo Laureano, direção cênica de Alba Mariela, coreografia e Ricieli Proença e piano de Miriam Vaz.

A produção envolve 70 crianças e adolescentes, além da equipe técnica, administrativa e docente da instituição. Todo o figurino e cenários estão sendo produzidos sob coordenação dos professores.

“Apresentei o projeto em nossa reunião no início do ano e, desde então, estamos trabalhando na montagem deste musical, que é o primeiro a ser realizado pelo Lar Donato Flores”, destaca o maestro Luís Gustavo Laureano.

O espetáculo reúne composições com enfoque na natureza, que exaltam a riqueza natural e cultural do Brasil, abrangendo a biodiversidade existente no país.

As canções também levam, de modo lúdico, poético e direto, mensagens de conscientização, respeito, sustentabilidade, harmonia com a natureza e nas relações pessoais, a paz do ser humano com o meio ambiente. Também evocam a preservação do mesmo.

O repertório reúne 30 canções do compositor Cezar Elbert e vem sendo desenvolvido por ele há 15 anos. Nesse período, as músicas foram avaliadas, testadas e apresentadas avulsamente por algumas instituições de ensino “com grande repercussão e eficácia”.

Cezar Elbert é compositor, arranjador, produtor e diretor musical. Escritor de diversos musicais e compositor de mais de 500 canções. Idealizador do projeto sociocultural “Music for Hope – Brasil”, com atuação no meio publicitário e empreendimentos artísticos em colégios e instituições de ensino e cultura em São Paulo e no Brasil.

Donato Flores

O Lar Donato Flores, desde 1970, abriga crianças e adolescentes do sexo feminino em risco social.

No decorrer dos anos, a necessidade de minimizar os problemas sociais fez com que surgissem ideias de projetos sociais que agregassem valores às crianças auxiliadas pela instituição. A ideia de desenvolver um projeto sustentável levou a diretoria a procurar alternativas que fossem viáveis e aplicáveis às menores.

A partir daí, um importante passo foi dado para o desenvolvimento de trabalhos focados não somente no amparo, mas na melhoria dos problemas sociais da comunidade de Tatuí.

Em 2003, iniciou um projeto socioeducativo complementar à escola, denominado Lar Espaço Feliz, de inclusão social, com meninas na faixa etária de 7 a 24 anos.

Nesse projeto, as participantes, no contraturno escolar, têm atividades complementares de judô, coral, artes, artesanato, teatro, dança, civismo, ecologia, acompanhamento pedagógico, comportamento, higiene, informática e curso profissionalizante de auxiliar administrativo, direcionado para o mercado de trabalho obedecendo à Lei do Menor Aprendiz.

Atualmente, o projeto atende 150 crianças e adolescentes, sendo que mais de 160 já foram direcionadas para o mercado de trabalho, como aprendizes.

As famílias também participam de reuniões mensais e cursos informativos como: informática, padaria artesanal, alimente-se bem, higiene e limpeza, administradora do lar, dentre outros.

O Lar Donato Flores conta com participação de voluntários comprometidos com a missão da instituição. São profissionais que, diariamente, comparecem à entidade para transmitir seus conhecimentos e experiências de vida.

A instituição mantém parcerias com diversas organizações. Entre elas, o Instituto HSBC Solidariedade, Conservatório de Tatuí, Ballet Teatro Fred Astaire, atividade ginástica laboral, Prefeitura, Fundo Social de Solidariedade, Secretaria Estadual de Assistência Social e Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul.