Lançamento e capacidade de diálise em Tatuí­ são revistos





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Unidade terá 30 equipamentos, como o disponibilizado na Santa Casa

 

A Prefeitura atualizou, na tarde de quinta-feira, 25, a data de lançamento da pedra fundamental da unidade de hemodiálise de Tatuí e a capacidade de atendimento. Conforme a assessoria de comunicação do Executivo, a solenidade que marca a oficialização da construção do espaço acontece neste sábado, 27.

Na semana passada, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, divulgou que o evento aconteceria no dia 28, domingo. Ele também informou que o serviço atenderia 180 pacientes, sendo cem somente do município.

Em nota, o setor de comunicação divulgou que a unidade contará com 30 máquinas para hemodiálise e que terá capacidade para atender 60 pacientes por dia. Esse número será atingido nos primeiros seis meses de funcionamento, após a conclusão da obra. O término está previsto para fim deste ano.

A solenidade de lançamento da pedra fundamental da unidade acontece às 11h, na área localizada no Residencial Guedes (Rua Air Gonçalves da Rocha, 100). De acordo com a Prefeitura, ela está sendo formatada para “ser referência nacional em hemodiálise e diálise peritoneal”. Por conta disso, o espaço será composto por um centro de convivência e uma cozinha experimental.

“Contará com o que existe de mais avançado nessa área, suporte assistencial altamente individualizado, além de oferecer orientação nutricional”, afirmou o nefrologista Alcyr Ferrari, por meio da Prefeitura. O médico será o responsável técnico pela unidade e é proprietário da empresa que fará a construção. A obra é investimento da Nefrotat Cuidados Renais.

“Trata-se de um serviço de vanguarda que iremos oferecer à população de Tatuí e região”, destacou.

O tratamento em Tatuí utilizará o sistema denominado “osmose reversa de duplo passo” (para garantir “pureza extrema” da água no processo de filtragem do sangue).

As obras tiveram início antes do lançamento, com a implantação de estrutura metálica. O serviço está sendo realizado por empresa de Lençóis Paulista.

Conforme a Prefeitura, a montagem da unidade será feita a partir de peças pré-moldadas, que contemplam alicerce, colunas de sustentação, cobertura e telhado. A expectativa é que a partir de novembro a estrutura esteja pronta.

A unidade será implantada em área de 5.100 metros quadrados, com total construído de 1.400 metros quadrados. A inauguração está programada para 2016.

Segundo a Prefeitura, aproximadamente, 70 pessoas do município utilizam o serviço por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). O número caiu em comparação com o informado no início do mês, a ex-secretária municipal da Saúde, Cecília Aparecida Xavier de Oliveira França. Na ocasião, ela disse que a Prefeitura fazia o transporte de cem pessoas para cidades da região.

O tratamento é disponibilizado nos municípios de Itapetininga, Sorocaba e Itu. Pacientes de Tatuí também são transportados para Osasco, para passar por diálise.

Em nota, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, disse que a unidade representa “mais que um compromisso de campanha”. De acordo com ele, significa um “sonho para a população”.

Manu enfatizou que a conquista se deve à adoção de PPP (parceria público-privada). Conforme ele, a iniciativa diminuiu significativamente o investimento municipal.

“O capital investido será privado. A Prefeitura entrou com a articulação do pré-credenciamento, credenciamento e custeio das etapas iniciais. Estamos implementando um novo modelo de gestão com conquistas e, acima de tudo, com ética, transparência e zelo pelo recurso público”, finalizou.