Justiça realiza treinamento com mesários dias 19 e 21





A Justiça Eleitoral programou para este mês treinamento de mesários que atuarão nas eleições municipais em Tatuí. Conforme informou o cartório eleitoral da comarca, os selecionados já receberam comunicado com os dias e horários.

O cronograma prevê que as orientações sejam feitas em dois dias, com mesários de municípios que compõem a comarca sendo treinados em datas diferenciadas. A circunscrição é formada por sete cidades, além de Tatuí: Capela do Alto, Cesário Lange, Guareí, Porangaba, Quadra e Torre de Pedra.

Os mesários trabalharão no dia 2 de outubro nas seções de votação e de justificativa da 140ª Zona Eleitoral. O processo, neste ano, acontece sob orientação da juíza Mariana Teixeira Salviano da Rocha, que deve participar do treinamento.

As instruções serão voltadas a novos mesários e a “veteranos”. Como nos anos anteriores, serão realizadas no anfiteatro da Etec (Escola Técnica) “Sales Gomes”.

A mesários de outras cidades, a Justiça Eleitoral disponibilizará ônibus para o transporte. Os veículos vão partir em horários e locais distintos. O itinerário pode ser confirmado no cartório, à rua Juvenal de Campos, 327, no centro.

No dia 19, terceira segunda-feira deste mês, receberão orientações mesários convocados pela cidade de Torre de Pedra e Quadra. As instruções serão ministradas durante quatro horas, com início às 14h e término às 18h.

Já no dia 21, uma quarta-feira, será a vez de mesários das cidades de Cesário Lange, Guareí e Porangaba. Os convocados estarão em Tatuí das 13h às 17h.

Neste ano, o número de mesários diminuiu, conforme Claudia Santos, auxiliar de cartório. Em 2014, a Justiça Eleitoral convocou cerca de 2.000 pessoas. Por conta da recessão, o número de selecionados deve chegar a 1.200.

Todos devem comparecer ao treinamento e ao trabalho no próximo dia 2. “Quem não puder comparecer deve ligar comunicando”, informou a agente cartorária. Segundo ela, os convocados tiveram prazo de cinco dias para comunicar impossibilidade a partir da data da seleção da Justiça Eleitoral.

No treinamento em Tatuí, eles receberão instruções sobre os protocolos de votação (conferência dos dados dos títulos de eleitores, liberação das urnas para votação e encerramento do processo). Também aprenderão e poderão tirar dúvidas a respeito de como proceder em caso de eventualidade ou emergência.

A Justiça Eleitoral também entregará, para os mesários, uma cartilha contendo todas as informações essenciais. O material deverá ser estudado pelos convocados.

Das cidades da comarca, apenas Capela do Alto não fará treinamentos em Tatuí. A cidade vizinha receberá os funcionários do cartório para as orientações.

A resolução 23.456, de 2015, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), determina que candidatos e seus parentes não podem trabalhar como mesários. Determina, também, que os convocados são divididos em funções específicas (presidente da mesa receptora, primeiro e segundo mesários).