Jazz Combo apresentará o espetáculo ‘Dom Salvador’





A Jazz Combo do Conservatório de Tatuí apresenta nesta terça-feira, 25, o espetáculo “Dom Salvador é Samba Jazz”. O concerto terá coordenação de Rodrigo Ursaia e acontece a partir das 20h, no teatro “Procópio Ferreira”, situado à rua São Bento, 415. Os ingressos são vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia-entrada).

Dom Salvador é Samba Jazz traz obras de Dom Salvador (“Gafieira”, “Depois da Chuva” e “Suddenly”); de Rodrigo Ursaia (“Acepipe”), Vinícius Dorin (“Gota Serena”), Moacir Santos (“Coisa #2”), Léa Freire (“Vatapá”), Léo Ferrarini (“Praiana”) e Ricardo Herz (“Segura”).

Samba Jazz é a combinação do jazz americano com o samba e, conforme a assessoria de comunicação do Conservatório, sua origem pode estar relacionada a Pixinguinha, ainda na década de 1920.

“Pixinguinha teve grande influência da música de Nova Orleans, que tinha caráter improvisatório. Já na década de 1940, essa música passou a incorporar harmonias modernas e se tornar mais sofisticada”, consta em encarte do CD “The Art of Samba Jazz”, que recebeu o Prêmio da Música Brasileira em 2012.

“Simultaneamente, as gafieiras começaram a aparecer especialmente no Rio de Janeiro, e essa música começou a ser também orquestrada para grupos maiores”, acrescenta a nota inserida no álbum de Dom Salvador lançado em 2010.

Conforme informou o coordenador do evento, foi na década de 1960, contudo, que o gênero se consolidou, com o lançamento de discos antológicos de músicos como Dom Salvador, Moacir Santos, J. T. Meirelles e Edson Machado.

“No concerto, além de composições de Dom Salvador e Moacir Santos, apresentaremos músicas de compositores contemporâneos que dialogam com a linguagem do samba jazz: Lea Freire, Nailor Proveta e Vinicius Dorin”, citou.

“Reconhecido como um dos maiores improvisadores da música brasileira, o querido Vinicius Dorin (a quem perdemos recentemente) também era um compositor de mão cheia. Felizes por poder continuar tocando suas músicas, agradecemos a oportunidade de prestar a ele uma pequena homenagem”, acrescentou o coordenador da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí.

Além do concerto da próxima semana, a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí faz apresentação em novembro, no dia 27, um domingo, às 14h, no teatro.