Inaugurado centro tido como referência

273
Publicidade





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Secretários, vereadores e prefeito Manu descerram placa de inauguração de centro em área central e que conta com dobro de profissionais

 

O Centro Municipal de Fisioterapia de Tatuí foi inaugurado na segunda-feira, 24, e será referência de atendimento gratuito. O espaço funciona na rua 7 de Maio, 793, no centro, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h.

A unidade conta com quatro profissionais, o dobro do que era disponibilizado na Santa Casa, os quais devem atender cerca de 80 pacientes por dia.

Publicidade

As salas de atendimento são divididas com cortinas para dar maior privacidade ao paciente, e o espaço também tem salas de cinesioterapia e avaliação e recepção.

A criação do Centro de Fisioterapia serviu como alternativa à desativação da unidade de reabilitação que funcionava no hospital filantrópico, segundo informações da assessoria de comunicação da Prefeitura.

A ideia ganhou corpo e respaldo entre os profissionais e técnicos do setor de saúde como uma forma de concentrar equipamentos e profissionais especializados num serviço de referência com foco na ortopedia.

Os pacientes que receberão atendimento de fisioterapia serão encaminhados pelos médicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Grande parte dos atendidos é vitima de trauma, como quedas e acidentes de trânsito.

“As unidades básicas de saúde do Jardim Santa Rita, Valinho e do centro continuam oferecendo o serviço de fisioterapia. Porém, alguns atendimentos de maior complexidade serão canalizados para o Centro Municipal”, explicou a fisioterapeuta responsável pela coordenação do projeto, Silvia Mateus dos Santos.

Para o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, a criação desse espaço na cidade é “inovador”. Ele também reforça que os investimentos em equipamentos e recursos para a Santa Casa (o maior repasse da história segundo ele), a revitalização das UBS, a conclusão do Cemem e a construção da UPA “são ações fundamentais para melhoria definitiva da Saúde”.

“O trabalho de reestruturação do setor vem sendo árduo, mas recompensador. Ao mesmo tempo em que canalizamos esforços para solucionar problemas pontuais e remodelar a estrutura administrativa e de atendimento na Saúde, estamos investindo em novidades e serviços inéditos como é o caso do Centro Municipal de Fisioterapia”, descartou o prefeito.

Participaram da inauguração os vereadores Antônio Marcos de Abreu, Jorge Sidney Rodrigues da Costa e Rosana Nochele Pontes, o secretário da Saúde, Fábio Vila Nova, e o ex-titular da pasta, José Luiz Barusso, além de secretários municipais, servidores públicos – em especial do setor de saúde -, populares e pacientes.

A fisioterapia

A fisioterapia é o conjunto de técnicas usadas no tratamento e na prevenção de doenças e lesões. O fisioterapeuta previne, diagnostica e trata disfunções do organismo humano causadas por acidentes, má formação genética ou vício de postura.

Para isso, usa métodos como massagem e ginástica, com a finalidade de restaurar e desenvolver a capacidade física e funcional do paciente. Também faz tratamentos à base de água, calor, frio e aparelhos especiais.

Além de ajudar na recuperação de pacientes acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, trabalha com idosos, gestantes, crianças e portadores de deficiência física ou mental.

Mais informações podem se obtidas pelo telefone (15) 3305-1290.


Publicidade