Faesb realiza debates sobre direito digital durante a IV Semana Jurídica

    Programação comemora o Dia do Advogado, celebrado em 11 de agosto

    298
    Evento reúne estudantes e especialistas no Nebam (foto: Diléa Silva)
    Publicidade
    Alessandra Bonilha, dra
    Siltec

    Entre os dias 12 e 16, o curso de direito da Faesb (Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara) de Tatuí promoveu a IV Semana Jurídica, com o tema “Direito Digital”. O evento é realizado em comemoração ao Dia do Advogado, celebrado em 11 de agosto.

    De acordo com o diretor-geral da Faesb, Antônio David Julian, desde que a unidade começou a oferecer o curso de direito, a faculdade organiza uma semana de palestras com temas atuais e diversificados, voltados aos estudantes.

    “É um momento de divulgar o trabalho acadêmico dos alunos de direito, fazer uma integração entre os estudantes e trazer para eles temas atuais e de relevância, como o deste ano, abordando o direito digital”, declarou o diretor.

    As atividades foram realizadas no auditório do Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna da Silva” e organizadas pela coordenadora do curso de direito da Faesb, professora Paula Cristina Mariano Marques.

    A Semana Jurídica começou na segunda-feira, 12, com palestra da advogada e mestre em direito na sociedade da informação Thais Pirani Fernandes, abordando o tema “Aspectos da Reforma Trabalhista no Direito Digital”.

    Publicidade
    Siltec
    Alessandra Bonilha, dra

    Na terça-feira, 13, a mestre em direito político e econômico Neide Bueno falou aos alunos sobre os aspectos da LGDP (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e, na quarta-feira, Diego Sanches, mestre em direito na sociedade da informação, abordou “as relações contratuais sob a ótica do direito digital”.

    O ciclo de palestras foi encerrado na noite de quinta-feira, 15, com duas palestras: “Preconceito e Discriminação na Internet”, com a advogada criminalista Adriana Filizzola D’Urso; e “Cibercrimes e Direito Digital”, com o advogado especialista em cibercrimes Luiz Augusto Filizzola D’urso.

    Já na sexta-feira, 16, os eventos aconteceriam na sede da faculdade, encerrando a programação com a apresentação dos artigos desenvolvidos pelos alunos durante o primeiro semestre deste ano.

    “O direito digital está muito em onda, tem muita coisa ainda sendo discutida no Congresso, tem algumas legislações prontas, outras ainda para se adequarem. É uma transformação muito grande a que estamos passando na área jurídica, e precisamos estar sempre antenados”, reforçou o diretor.

    As palestras contaram com estudantes do primeiro ao penúltimo ano do curso de direito. A faculdade começou a oferecer essa formação no segundo semestre de 2015 e deve formar a primeira turma em 2020.

    “Acho que este evento foi muito positivo. Tivemos participação de pelo menos 80% dos alunos e também contamos com diversos profissionais liberais, que puderam participar e fazer questionamentos”, avaliou o diretor.

    Publicidade
    Siltec
    Alessandra Bonilha, dra