Evento objetiva elevar cidade a estância

Estação Ferroviária é um dos pontos do roteiro do 1º Pedal Turístico (foto: arquivo jornal O Progresso)

A prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promove, na terça-feira, 24, a partir das 9h, a abertura da primeira Semana Municipal de Turismo, com o 2º Encontro Municipal de Turismo de Tatuí.

A cerimônia acontecerá no espaço de eventos “Sala das Américas”, do Sítio do Carroção, localizado no quilômetro 43,2 da SP-129, rodovia Gladys Bernardes Minhoto.

A iniciativa, aberta ao público, é resultado de parceria entre a prefeitura e o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), para divulgar o potencial turístico da cidade. O encontro deve reunir empresários da área, interessados em atuar no mercado turístico, população e autoridades.

O secretário do Esporte, Turismo, Cultura, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, ressalta que a ação é pensada para que a população tenha noção dos atrativos turísticos da cidade e da região e, também, para informar os profissionais do setor.

Para o secretário, a divulgação das atrações locais, parcerias com empresas e a preparação para receber os turistas são considerados os principais pontos para que o município tenha sucesso no intuito de atrair mais visitantes.

Em maio de 2017, foi sancionada, pelo ex-governador Geraldo Alckmin, a lei que tornou Tatuí MIT (Município de Interesse Turístico). Na ocasião, apenas 20 municípios paulistas foram reconhecidos. Agora, a lista conta com 140 municípios.

Sinisgalli lembra que a ‘Semana” e todas as atividades nesse sentido visam manter a cidade na lista de MIT e, também, seguir buscando o título de estância turística, o que pode trazer mais visibilidade e verbas para o município, por meio do governo federal, para investimentos em infraestrutura e outros setores.

A abertura, às 9h, terá um “café musical”. O momento, para a recepção dos participantes e convidados, contará com apresentação do Quarteto Ecos, do Conservatório de Tatuí, coordenado pela professora Grasiela Pagotto.

A programação segue às 9h30, com o credenciamento dos participantes, e, às 10h, a organização começa oficialmente, com a formação da mesa de honra, que incluirá autoridades municipais, regionais e estaduais.

Entre as presenças confirmadas, estão: Daniela de Cássia Santos Brito, prefeita de Monteiro Lobato e presidente da Amitesp (Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo); Marcelo Lima Costa, secretário executivo da Secretaria Estadual de Turismo; e Jarbas Favoretto, presidente da Amitur (Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico).

Às 10h30, a solenidade segue com a divulgação da região turística “Raízes do Interior Paulista”, integrada por Tatuí e outras nove cidades: Boituva, Cesário Lange, Quadra, Pereiras, Laranjal Paulista, Porangaba, Jumirim, Torre de Pedra e Cerquilho.

“Na ocasião, cada uma das cidades que compõem a microrregião vai apresentar um pouco da história e do potencial turismo para os convidados. Nosso objetivo, neste ano, é fortalecer toda a região e trabalhar em conjunto”, comentou Sinisgalli.

Na sequência, às 11h30, o assessor técnico do gabinete da Secretaria Estadual de Turismo, Vanilson Fickert, ministrará palestra com o tema “Ranqueamento dos Municípios Turísticos – Estâncias e MITs”, com encerramento agendado para as 12h30.

Conforme o secretário, a principal diferença entre o evento deste ano e o do realizado no ano passado é a temática. Ele ressalta que, desta vez, o encontro focará mais nas questões que envolvem o ranqueamento dos municípios no mapa do turismo paulista.

“Essa questão do ranqueamento é muito importante, influencia até nos recursos disponibilizados para cada cidade. Então, é um tema que nós achamos que vai atender bem ao nosso público. Além disso, neste ano, vamos ter um conteúdo mais técnico”, acentuou o secretário.

Na edição 2019, serão homenageados os empresários e representantes de iniciativas e associações que ajudam a fomentar o turismo em Tatuí e na região.

“Também é uma oportunidade para que todos nós possamos estar trocando ideias, para melhorar nossa visibilidade e atrair mais turistas”, completou Sinisgalli.

O primeiro encontro foi realizado no dia 8 de maio (Dia Nacional do Turismo) do ano passado, no Centro Cultural, com entrada gratuita. Neste ano, o evento comemora o Dia Mundial do Turismo (celebrado em 27 de setembro) e abrirá a Semana Municipal do Turismo, que segue com atividades até o dia 29.

Para o presidente do Comtur, Wagner Eduardo Graziano, a programação deste ano – mais estendida – “coroa” o resultado da parceria entre o conselho e o poder público.

Ele conta que o Comtur iniciou o “1º Encontro”, no ano passado, entendendo que deveria haver a participação de toda a cidade em relação ao desenvolvimento turístico e que, neste ano, a ideia foi aprimorada.

“Teremos uma semana inteira de atividades turísticas em parceria com as empresas e associações ligadas ao turismo, para colocar o tema em destaque”, acrescentou Graziano.

Semana do Turismo

Na quarta-feira, 25, às 17h, acontece, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, a primeira audiência pública para apresentação da revisão do Plano de Desenvolvimento Turístico de Tatuí. O documento integra o Plano Diretor de Tatuí e tem objetivo de definir diretrizes, programas e projetos para o desenvolvimento do turismo local.

A revisão do plano corresponde a uma das principais exigências aos MITs. A atualização do documento é obrigatória a cada três anos e está sendo elaborada pelos agentes de turismo da prefeitura em parceria com o Comtur. O documento revisado terá vigência durante o triênio 2020-2022.

A programação segue na quinta-feira, 26, às 19h, no Centro Cultural, com a abertura da mostra fotográfica “Atrativos Turísticos”.

Na sexta-feira, 27, a partir das 8h, os alunos da rede municipal de ensino farão um “roteiro turístico” e, às 16h, no paço municipal, ocorrerá reunião para sancionamento da lei do Dia Municipal de Turismo, a ser celebrado em 27 de setembro.

No sábado, 28, das 10h às 16h, haverá o “Turismo na Praça”, na Matriz, com apresentações e exposições de associações e entidades locais. Entre as atrações, estarão o Conservatório, Aeroclube, Centro Hípico de Tatuí, Feira de Artesanato, Feira do Produtor Rural, artistas plásticos; Estação Experimental, carros antigos e passeios turísticos.

A Semana Municipal de Turismo se encerra no domingo, com o “1º Pedal Turístico”, por pontos atrativos do município, com inscrições e saída às 8h, da praça do MHPS.

Sinisgalli destaca que o evento será realizado com o objetivo de unir o turismo com o ciclismo, proporcionando “melhor qualidade de vida aos participantes” e divulgando os pontos turísticos da Tatuí – uma das primeiras cidades do estado de São Paulo a ter sido reconhecida como MIT.

A concentração e a saída do evento serão em frente ao Museu Histórico “Paulo Setúbal”, e as inscrições, gratuitas, deverão ser feitas no local, antes do início do passeio.

As cem primeiras pessoas que se inscreverem ganharão um “squeeze” personalizado e, no fim do passeio, será realizado o sorteio de duas bicicletas (um modelo para adultos e outra infantil).

O passeio percorrerá 15 atrativos turísticos tatuianos: Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Praça da Matriz, Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Conceição, Fábrica Santa Adélia, praça Paulo Setúbal (Praça do Barão), Emef “João Florêncio”, E.E. Barão de Suruí e avenida Cônego João Clímaco (Avenida das Mangueiras).

Ainda farão parte do roteiro: a praça Olívio Junqueira (“chafariz”), Estação Ferroviária, Conservatório, praça Cesário Mota (Praça do Junqueira), Concha Acústica Municipal “Maestro Spártacco Rossi” (praça Antonio Prado), Fábrica São Martinho e Casarão dos Guedes.

“As pessoas, às vezes, nos questionam sobre o que tem para fazer em Tatuí. Algumas até dizem que não tem nada, mas nós temos, e esta é a oportunidade de a nossa população conhecer os nossos atrativos turísticos”, concluiu secretário.