Espetáculo de teatro é atração para crianças no bairro Inocoop

235
Publicidade





A companhia de teatro BuZum! Apresenta, nesta segunda-feira, 16, o espetáculo “Energia”, em seis sessões diferentes, a alunos da rede pública. As apresentações serão a partir das 9h, na creche municipal “Professora Rosalina Holtz de Paula” e no Lar Donato Flores, à rua Vicente Cardoso, 1591.

O espetáculo recebe patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, via ProAC ICMS, e Coop (Cooperativa de Consumo). As seis sessões da peça tratam da importância da energia na vida das pessoas e são gratuitas.

A peça conta a história de uma criança que chega em casa após a escola e vai jogar videogame enquanto espera o jantar ficar pronto. A mãe a chama e pede que tome banho antes de comer, numa rotina conhecida e repetida diariamente por grande parcela da população.

Enquanto essas ações se desenrolam, surge uma nova amiga para a criança. Ela é a “Energia”, que vem mostrar o quanto as atitudes cotidianas podem criar pequenos e grandes desperdícios desse recurso.
Este é o oitavo espetáculo da companhia de teatro, com concepção e texto de Beto Andreetta e Mari Gutierrez, e direção de Wanderley Piras.

Publicidade

A peça mostra as cinco fontes de produção de energia elétrica no Brasil: hidrelétrica, termoelétrica, atômica, solar e eólica. Numa espécie de “quiz show”, as crianças podem interagir com o espetáculo por meio de diversas brincadeiras, como jogo da velha e jogo da memória, apresentadas num telão com perguntas sobre as formas de produção da energia elétrica usadas para acender a luz e usufruir de aparelhos como televisões, rádios, geladeiras, chuveiros, entre outros.

‘Queríamos mostrar que as crianças podem tratar a energia com mais consciência’, conta Mari, diretora do projeto e responsável pela concepção e texto do espetáculo.

“Num momento em que esse assunto está nas pautas dos jornais, o BuZum! se sente responsável por levar às crianças mais informações sobre um bem tão precioso para a sociedade”, comenta. O repertório do BuZum! também conta com um espetáculo sobre a importância do uso consciente da água, “13 Gotas”.

A companhia de teatro itinerante completa cinco anos de funcionamento em 2015. Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar-condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 50 espectadores por sessão.

O grupo recebeu o prêmio de melhor produção e melhor autor de texto original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa), em 2014.


Publicidade