Encontro orienta a chamar investidores

204
Publicidade
Siltec





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Prefeitos recebem orientações para tornar municípios mais atrativos e conquistar novos investimentos

 

Tatuí foi uma das cidades participantes do 19º Encontro com Prefeituras Paulistas da Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, realizado na quinta-feira, 28.

O objetivo do evento foi apresentar os trabalhos de atração de investimentos e conhecer o potencial de cada município para futuro encaminhamento de novas empresas.

Publicidade
Siltec

Além de Tatuí, o evento contou com a participação de representantes das cidades de Boa Esperança do Sul, Boituva, Brotas, Diadema, Estrela D’Oeste, Luís Antônio, Nazaré Paulista, São Carlos, São Paulo, São Roque e Taubaté.

Tatuí foi representada pelo próprio prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu; pelo secretário da Indústria, Desenvolvimento Econômico e Social, Ronaldo Mota, e pelo diretor de desenvolvimento econômico, Marcos Bueno.

Eles fizeram apresentação audiovisual do município, com foco em questões estratégicas como localização, logística, mão de obra e leis de incentivo.

Em nota encaminhada pela assessoria de comunicação da Prefeitura, Manu afirma que a cidade “passa por um momento importante”. “Tatuí tem chamado a atenção de investidores nacionais e multinacionais”, disse.

O prefeito também comentou que o contato com a Investe São Paulo é “uma oportunidade para expandir fronteiras e conquistar mais empregos e renda para a população tatuiana”.

Cidades atrativas

Na abertura do encontro, o presidente da Investe SP, Luciano Almeida, enfatizou a importância das cidades se tornarem atrativas para os investidores.

“Com a crescente concorrência de outros Estados e também de outros países, o interior do Estado de São Paulo precisa se preparar, da melhor forma, para receber os investimentos. É nesse tipo de ação institucional que promovemos a troca de experiências e o aprendizado em busca da excelência”, destacou.

Em seguida, o diretor de fomento da Agência de Fomento Paulista – Desenvolve SP, Júlio Themes, falou sobre as linhas de financiamento do governo do Estado.

“Nosso papel é atuar como um BNDES em nível estadual, oferecendo linhas de crédito que colaborem para o desenvolvimento de municípios e empresas de pequeno e médio porte”, disse.

Os representantes das prefeituras participaram de seminário no qual o gerente de relações institucionais e internacionais da Investe São Paulo, Luis Arbex, apresentou um “passo a passo” do trabalho de apoio aos municípios e das principais ações que as prefeituras devem desempenhar para atrair e atender bem ao investidor.

A apresentação abordou aspectos que tornam o município mais atrativo, como um site completo e com informações inclusive em outros idiomas, além de uma equipe na prefeitura que tenha membros bilíngues e seja capaz de atender prontamente o investidor.

O município também pode, junto à Câmara Municipal, dentro do que a legislação permite, criar políticas de incentivo fiscal.

O gerente da Investe São Paulo ressaltou, ainda, que são as informações providas pelos municípios que baseiam as listas enviadas aos investidores que utilizam a assessoria do serviço.

A partir de uma lista de demandas e pré-requisitos, os profissionais da área de projetos da agência fazem listas de cidades que podem atender às necessidades da empresa, levando os representantes, inclusive, para visitas a terrenos.

Deste modo, segundo informações da própria Investe São Paulo, quanto mais informação a agência tiver sobre uma cidade, maior a chance de que ela seja incluída nas opções que o investidor leva em conta ao decidir onde instalar seu empreendimento.


Publicidade
Siltec