Encerramento da Semana do Meio Ambiente é marcado com plantio

    200 mudas de árvores nativas foram plantadas próximas ao Manduca

    387
    Plantio aconteceu em área do bairro Jardim Wanderley (foto: AI Prefeitura)
    Publicidade
    Siltec
    Alessandra Bonilha, dra

    Com cinco dias de atividades diversas sobre a importância da preservação da biodiversidade, da água, dos resíduos sólidos, da arborização urbana e da educação ambiental, a Semana do Meio Ambiente, promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, foi encerrada na sexta-feira, 7, com o plantio de 200 mudas de árvores nativas.

    A ação aconteceu em área do Jardim Wanderley, próxima à praça Mário Cóscia e ao ribeirão do Manduca, com o objetivo de preservar a natureza e melhorar a arborização do município.

    Foram plantadas mudas das espécies nativas mulungu, pau-ferro, sibipiruna, ingá, castanha-do-Maranhão, pau-viola, ipê, pau-Brasil, pimenteira, jatobá, goiabeira, pau-vidro, aroeira-salsa, paineira, farinha-seca, canela, saguarigi, dedaleiro, oiti, uvaia e outras.

    Estiveram presentes no plantio a prefeita Maria José Vieira de Camargo; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Célio José Valdrighi; o secretário de Obras e Infraestrutura, Marco Luís Rezende; o diretor do Meio Ambiente, José Maurício Del Fiol; o representante da Unidade de Pesquisa de Tatuí (UPT), a antiga Estação Experimental, Marcelo Ticelli; além de funcionários da prefeitura.

    De acordo com o diretor do Meio Ambiente, a área escolhida para o plantio necessitava de arborização urbana, por apresentar pouca cobertura arbórea.

    Publicidade
    Siltec
    Alessandra Bonilha, dra

    “Ela também é uma área que fica próxima ao ribeirão do Manduca, e essas árvores ajudarão a proteger o ribeirão”, explicou Del Fiol.

    Semana

    Entre os dias 3 e 7 de junho, diversas atividades acontecerem em Tatuí, como palestras, visitas monitoradas e plantio de mudas.

    Na abertura da Semana do Meio Ambiente, dia 3, aconteceu a palestra “Legislação Ambiental e a Preservação da Biodiversidade”, ministrada pela Polícia Ambiental, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), destinada a professores e estudantes dos ensinos médio, técnico e superior.

    Os palestrantes explicaram sobre o trabalho da Polícia Ambiental em Tatuí e as leis vigentes atualmente no que diz respeito à preservação da biodiversidade.

    No mesmo dia, o Setor de Educação Ambiental, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, ministrou a palestra “A Realidade dos Resíduos Sólidos em Tatuí”, na sede da Yazaki.

    No dia 4, alunos da rede municipal de ensino visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA), da Sabesp, e, na sede da Ford, a equipe do Setor de Educação Ambiental realizou a palestra “A Realidade dos Resíduos em Tatuí”.

    No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, aconteceu um passeio com trilha ecológica na Estação Experimental de Tatuí, para alunos da rede municipal de ensino.

    Na quinta-feira, 6, na sala de reuniões do paço municipal, a prefeita Maria José entregou o “Selo de Excelência em Educação Ambiental” às escolas da Secretaria de Educação, da Prefeitura: Emef “Professor Mauro Antônio Mendes Fiusa”, Emef “Prof. José Galvão Sobrinho” e Emef “Prof. Firmo Antônio de Camargo Del Fiol”.

    O Selo de Excelência em Educação Ambiental é destinado às escolas que solicitaram os treinamentos e as palestras do Setor de Educação Ambiental, do Departamento Municipal de Meio Ambiente, para todos os alunos.

    Os temas foram escolhidos pelas próprias escolas, a partir de um “cardápio” de educação ambiental oferecido pelo setor, que incluía as temáticas: água, biodiversidade, arborização e resíduos.

    No mesmo dia, os alunos da Emef “Prof.ª Eunice Pereira de Camargo” também assistiram à palestra “A Realidade dos Resíduos Sólidos em Tatuí”, ministrada pela equipe do Setor de Educação Ambiental.

    Publicidade
    Alessandra Bonilha, dra
    Siltec