Encerramento da Semana do Meio Ambiente é marcado com plantio

    200 mudas de árvores nativas foram plantadas próximas ao Manduca

    313
    Plantio aconteceu em área do bairro Jardim Wanderley (foto: AI Prefeitura)
    Publicidade
    EleService institucional
    Siltec
    Anglo
    Alessandra Bonilha, dra

    Com cinco dias de atividades diversas sobre a importância da preservação da biodiversidade, da água, dos resíduos sólidos, da arborização urbana e da educação ambiental, a Semana do Meio Ambiente, promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, foi encerrada na sexta-feira, 7, com o plantio de 200 mudas de árvores nativas.

    A ação aconteceu em área do Jardim Wanderley, próxima à praça Mário Cóscia e ao ribeirão do Manduca, com o objetivo de preservar a natureza e melhorar a arborização do município.

    Foram plantadas mudas das espécies nativas mulungu, pau-ferro, sibipiruna, ingá, castanha-do-Maranhão, pau-viola, ipê, pau-Brasil, pimenteira, jatobá, goiabeira, pau-vidro, aroeira-salsa, paineira, farinha-seca, canela, saguarigi, dedaleiro, oiti, uvaia e outras.

    Estiveram presentes no plantio a prefeita Maria José Vieira de Camargo; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Célio José Valdrighi; o secretário de Obras e Infraestrutura, Marco Luís Rezende; o diretor do Meio Ambiente, José Maurício Del Fiol; o representante da Unidade de Pesquisa de Tatuí (UPT), a antiga Estação Experimental, Marcelo Ticelli; além de funcionários da prefeitura.

    De acordo com o diretor do Meio Ambiente, a área escolhida para o plantio necessitava de arborização urbana, por apresentar pouca cobertura arbórea.

    Publicidade
    Alessandra Bonilha, dra
    Anglo
    Siltec
    EleService institucional

    “Ela também é uma área que fica próxima ao ribeirão do Manduca, e essas árvores ajudarão a proteger o ribeirão”, explicou Del Fiol.

    Semana

    Entre os dias 3 e 7 de junho, diversas atividades acontecerem em Tatuí, como palestras, visitas monitoradas e plantio de mudas.

    Na abertura da Semana do Meio Ambiente, dia 3, aconteceu a palestra “Legislação Ambiental e a Preservação da Biodiversidade”, ministrada pela Polícia Ambiental, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), destinada a professores e estudantes dos ensinos médio, técnico e superior.

    Os palestrantes explicaram sobre o trabalho da Polícia Ambiental em Tatuí e as leis vigentes atualmente no que diz respeito à preservação da biodiversidade.

    No mesmo dia, o Setor de Educação Ambiental, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, ministrou a palestra “A Realidade dos Resíduos Sólidos em Tatuí”, na sede da Yazaki.

    No dia 4, alunos da rede municipal de ensino visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA), da Sabesp, e, na sede da Ford, a equipe do Setor de Educação Ambiental realizou a palestra “A Realidade dos Resíduos em Tatuí”.

    No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, aconteceu um passeio com trilha ecológica na Estação Experimental de Tatuí, para alunos da rede municipal de ensino.

    Na quinta-feira, 6, na sala de reuniões do paço municipal, a prefeita Maria José entregou o “Selo de Excelência em Educação Ambiental” às escolas da Secretaria de Educação, da Prefeitura: Emef “Professor Mauro Antônio Mendes Fiusa”, Emef “Prof. José Galvão Sobrinho” e Emef “Prof. Firmo Antônio de Camargo Del Fiol”.

    O Selo de Excelência em Educação Ambiental é destinado às escolas que solicitaram os treinamentos e as palestras do Setor de Educação Ambiental, do Departamento Municipal de Meio Ambiente, para todos os alunos.

    Os temas foram escolhidos pelas próprias escolas, a partir de um “cardápio” de educação ambiental oferecido pelo setor, que incluía as temáticas: água, biodiversidade, arborização e resíduos.

    No mesmo dia, os alunos da Emef “Prof.ª Eunice Pereira de Camargo” também assistiram à palestra “A Realidade dos Resíduos Sólidos em Tatuí”, ministrada pela equipe do Setor de Educação Ambiental.

    Publicidade
    Siltec
    Anglo
    EleService institucional
    Alessandra Bonilha, dra

    DEIXE UMA RESPOSTA

    entre com sua mensagem
    entre com seu nome