Da reportagem
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou na manhã desta sexta-feira, 10, a Emei “Maria Tereza Vieira de Campos Badin”, nova creche para atender à população do Jardim Santa Rita de Cássia e adjacências.
A cerimônia teve a presença do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; do vice-presidente da Câmara Municipal, Márcio Antonio de Camargo (PSDB); do secretário do Governo, Luiz Paulo Ribeiro da Silva; da secretária da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio; e da supervisora da educação infantil, Cláudia Domingues.
Também estiveram presentes as filhas e a neta da homenageada, Márcia Helena de Campos Badin, Denise Maria de Campos Badin e Gabriela Maria Badin Correia; além de vereadores, secretários municipais, diretores e coordenadores da rede de ensino municipal.
A cerimônia começou com a leitura da biografia da homenageada e, em seguida, a filha Denise disse ter ficado feliz em ver o nome da mãe sendo indicado a denominar uma escola de ensino infantil.
“Minha mãe era uma entusiasta da educação infantil, e tenho certeza de que, de onde ela estiver, está feliz com esta homenagem. Ela foi uma pessoa maravilhosa, e quem a conheceu sabe disso”, disse Denise.
De acordo com a secretária da Educação, a unidade atenderá 50 crianças de zero a três anos, com turmas de berçário I e II e de maternal I e II, na rua Osmil Martins, 305, no Jardim Santa Rita de Cássia, em área de 657,17 metros quadrados.
A creche funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 18h, no prédio que anteriormente abrigava o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), com cinco salas amplas: berçário I, berçário II, maternal I, maternal II e de brinquedos.
O prédio ainda conta com refeitório e “um amplo espaço” com parque e área verde, para diversas atividades ao ar livre. A equipe que trabalhará na escola será composta por diretora, assistente, monitores, auxiliares de limpeza e merendeiras.
Conforme Elisângela, a inauguração atende a solicitações feitas por pais que moram no bairro e entorno. Juntas, as populações da região do Jardim Santa Rita, Tanquinho, CDHU (Conjunto de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) “Oswaldo Del Fiol”, Jardins Novo Horizonte e Gramado e Vida Nova Tatuí somam mais de 20 mil pessoas.
Na região, a prefeitura já conta com escolas de educação infantil, que atendem crianças de zero a cinco anos, e Emefs, com alunos do primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental (primeiro ao quinto ano e sexto ao nono).
A inauguração da escola infantil é a primeira com a participação de Elisângela como secretária, que, em discurso, salientou o investimento da rede municipal de ensino na região do Jardim Santa Rita.
“Temos diversas escolas e creches em funcionamento neste bairro e, futuramente, teremos também uma escola na vila Nova Pacaembu, para atender ainda mais crianças e jovens”, afirmou a secretária.
O vice-presidente da Câmara, Márcio Antonio de Camargo, que é morador do bairro, também falou da importância da creche para as crianças de zero a três anos da comunidade.
“Nós, moradores, estamos muito felizes com essa nova creche”, reforçou o parlamentar, apontando que mora no bairro há mais de 20 anos e garantindo que deve “continuar trabalhando, em parceria com as secretarias, para levar mais benefícios à população local”.
Luiz Paulo apontou a valorização dos profissionais da rede de ensino como uma das prioridades na gestão do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, que também é professor.
“Temos conversado bastante sobre a rede de educação, e eu tenho certeza de que o trabalho que o professor Miguel fez na Secretaria de Educação é apenas o começo. Vocês verão que futuro terá a educação tatuiana nos próximos anos”, apontou o secretário.
Cardoso Júnior iniciou o discurso em tom descontraído, dizendo estar “com ciúmes” da nova secretária, por estar inaugurando uma nova creche e em contato direto com os professores e funcionários da rede de ensino.
Em seguida, agradeceu os presentes na inauguração e elogiou a atuação dos funcionários da rede de ensino, convidando os vereadores e autoridades a visitarem as escolas para conferirem o trabalho realizado.
Para o prefeito, a nova unidade infantil possibilitará um ensino com “dignidade” para as crianças do bairro e atenderá 50 crianças que hoje estão na fila de espera por vaga em creche.
“A unidade conta com campo de futebol, brinquedos, espaço amplo e está preparada para dias de sol e chuva, com monitores e professores capacitados, salas amplas, bem cuidadas etc. Este é o serviço que a gente quer entregar”, declarou o prefeito.