‘Dia D’ contra o HPV será efetivado neste sábado no municí­pio

447
Publicidade





A Prefeitura anunciou que será realizado neste sábado, 6, o “Dia D” da segunda dose da campanha de vacinação contra o HPV, que protege meninas de 11 a 13 anos contra o câncer de colo de útero. A vacina será disponibilizada na Praça da Matriz, das 9h às 13, e em todos os postos de saúde da zona urbana e rural, das 8h às 17h.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Marilu Rodrigues da Costa, a vacina contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus.

“O câncer de colo de útero é a segunda principal causa de morte entre mulheres no Brasil. A eficácia da vacina é de 98,8%. Então, é a forma segura de prevenção”, diz Marilu.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Tatuí tem 2.876 meninas com idade entre 11 e 13 anos. “A meta da campanha é imunizar pelo menos 80% deste total até o final da campanha”, divulgou a assessoria de comunicação do Executivo.

Publicidade

Na primeira campanha, foram vacinadas 2.138 meninas. Cada adolescente deve tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda dose deve ser tomada seis meses após a primeira e a terceira dose, cinco anos após a primeira dose. Além disso, a imunização estará disponível para meninas que não tomaram a primeira dose no início do ano.

A vacinação, gratuita, segue durante o mês de setembro em todos os postos de saúde, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Para receber a vacina, basta apresentar um documento com foto e o cartão SUS.


Publicidade