Dançarinos tatuianos participam de 1º disputa mundial de forró online

‘Troféu Forró Para o Mundo’ será transmitido na net; público poderá votar

744
Professores Luís Fernando e Aline estão inscritos na modalidade forró cênico dupla, na categoria profissional (Foto: Divulgação)
Publicidade
Da reportagem

Em breve, o casal de professores Luís Fernando e Aline Ferreira e os alunos deles Maique de Cássio Ramos e Daiana Gregório de Almeida representarão o município na primeira edição do “Troféu Forró Para o Mundo”.

Idealizadores e diretores do projeto, os pernambucanos Roberto Nascimento e Karla Castro, professores da típica dança nordestina, classificam a disputa como o “primeiro campeonato mundial de forró online”.

Conforme a organização, o objetivo da competição é exaltar o forró enquanto dança e música. O evento pretende “difundir as diferenças assumidas pelo ritmo nas diversas regiões do Brasil e do mundo, dialogando com as várias formas de se dançar o forró em cada região”.

Além disso, o campeonato ainda visa “à valorização de novos talentos do forró, criando um cenário onde os competidores poderão mostrar os trabalhos de forma saudável, com interação e engajamento a nível mundial”.

O “Troféu Forró Para o Mundo” será disputado nas categorias improviso amador, improviso semiprofissional e improviso profissional, em quatro modalidades: xote e baião “forró estilos”, xote e baião “pé de serra salão”, forró eletrônico e forró cênico dupla.

Publicidade

Os dançarinos tatuianos estão inscritos na modalidade forró cênico dupla, na categoria profissional. Eles terão de gravar um vídeo apresentando performance coreográfica com duração de dois até quatro minutos.

Conforme o regulamento, 12 dias antes do campeonato, os competidores terão de enviar os vídeos com as coreografias aos organizadores, os quais, posteriormente, serão disponibilizados no canal do YouTube “Forró Para o Mundo”, pelo link: bit.ly/3dd5alZ.

As apresentações permanecerão no canal por dez dias para que o público possa assistir e “curtir”. A dupla que tiver o vídeo com o maior número de visualizações ganhará um voto do público. Da mesma forma, um ponto será dado à dupla que receber mais curtidas (as “descurtidas” não influenciarão no resultado).

Em data a ser confirmada, as duplas deverão apresentar a coreografia ao vivo, em transmissão no canal do YouTube, para avaliação dos árbitros da competição, totalizando sete votos, sendo dois do público e cinco do júri técnico.

De acordo com o regulamento da competição, os árbitros avaliarão os critérios: musicalidade, harmonia da dupla, repertório e criatividade, figurino, técnica e execução dos movimentos e expressão corporal na música.

Avaliados de forma semelhante, Ramos e Daiana estão inscritos na modalidade xote e baião “pé de serra salão”, categoria semiprofissional. Eles também gravarão um vídeo para votação do público no canal do YouTube.

Posteriormente, os alunos de Luís Fernando e Aline dançarão duas músicas na transmissão ao vivo. Ramos e Daiana terão de se apresentar com um xote e, na sequência, poderão escolher se irão dançar um baião, coco, xaxado, forró ou música de andamento mais rápido.

Todas as duplas receberão certificados digitais de participação e colocação, assinados pelos idealizadores do campeonato. As duplas vencedoras de cada categoria e modalidade terão toda a cobertura de mídia no canal do YouTube e redes sociais do evento.

Os campeões de cada modalidade e categoria ainda ganharão presentes de patrocinadores e premiação em dinheiro. A recompensa será equivalente a 50% do valor arrecadado com as inscrições da categoria e modalidade concorrida.

Inicialmente, o “Troféu Forró Para o Mundo” ocorreria entre os dias 27 e 30 de agosto, porém, os organizadores adiaram para os dias 1º e 4 de outubro. Entretanto, segundo Luís Fernando, há a possibilidade de um novo adiamento, desta vez, para o início de novembro.

Professores

Luís Fernando é professor e coreógrafo de danças de salão há mais de 12 anos. Formado em educação física e aluno ativo de “cardas” (curso de capacitação de professores de dança de salão), ele atua como professor de dança na Oficina Municipal de Artes de Boituva.

O profissional já competiu como coreógrafo e dançarino em duas edições do evento “Salto Fest”: em 2014, no qual conquistou o primeiro lugar com uma coreografia de samba; e em 2018, sendo campeão com uma dança de baião.

Esposa de Luís Fernando, Aline é professora de danças fitness, educadora física e participa de grupos de dança de salão e ritmos a dois. Há oito anos, ingressou na dança de salão, estudando especificamente o forró e o sertanejo.

Trabalhando juntos como professores e dançarinos desde que Aline ingressou na dança, o casal possui formação em cursos de capacitação em forró e para competidores, ministrados por Ivan Ribeiro, criador e coordenador da Copa Brasil de Forró.

Nessa competição, conforme Luís Fernando, “a maior competição de forró do mundo”, o casal competiu em duas oportunidades e, em ambas, alcançou a quarta colocação.

Em 2017, Luís Fernando e Aline fundaram um grupo de estudos e pesquisas sobre o forró e suas vertentes, no qual dividiam o conhecimento adquirido em diversos congressos e workshops com diversos profissionais especialistas em forró do Brasil, além de terem criado e ministrarem aulas do curso online ABC do Forró.

Recentemente, os professores tatuianos participaram da terceira edição do “Forró para o Mundo Festival”. O evento, com a temática de festa junina, foi transmitido pela internet, entre os dias 25 e 28 de maio. Eles apresentaram uma mostra cenográfica no dia 25 de maio e ministraram uma aula de baião no dia seguinte.

Publicidade