Coro do CDMCC apresentará concerto junto com sinfônica





O Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí apresenta o musical “Magnificat” nesta semana. O concerto, em parceria com a Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, será realizado na quarta-feira, 28, às 20h, no teatro “Procópio Ferreira”, que está localizado à rua São Bento, 415, no centro.

O repertório escolhido especialmente para a noite traz uma das principais obras vocais de Johann Sebastian Bach: “Magnificat em ré maior”, BWV 243. Ela foi composta para orquestra, um coro de cinco partes e solistas. Seu texto consiste do cântico de Maria, mãe de Jesus, tal como descrito pelo evangelista Lucas.

Bach compôs durante seis semanas (de 15 de novembro a 24 de dezembro) uma versão inicial em mi bemol maior em 1723, para as “Vésperas do Natal”, em Leipzig, que continham diversos textos natalinos. Ao longo dos anos, ele removeu os textos especificamente relacionados ao Natal, para torná-la uma obra mais apropriada a performances o ano todo, bem como a transpôs para o tom de ré maior, o que deu à obra, especialmente aos trompetes, uma melhor sonoridade.

A nova versão, que costuma ser executada normalmente, teve sua estreia na Igreja de São Tomás de Leipzig, em 2 de julho de 1733, quarto domingo após o Domingo da Trindade, então o feriado da visitação (posteriormente foi movido para o fim de maio).

A obra se divide em 12 partes, que podem ser agrupadas em três movimentos. Cada um começa com uma ária e é concluído pelo coro que desenvolve um tema em forma de fuga.

Sob regência de Robson Gonçalves, o Coro Sinfônico do Conservatório de Tatuí apresenta-se com Elidamaris Cortez ao órgão, e com solos de Luciane Barros e Ana Laura Theotônio de Almeida (sopranos); Luíza Girnos de Figueiredo (contralto); Felipe da Costa Pereira (tenor) e Sandro Pires (baixo).

A Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, formada por alunos das áreas de cordas sinfônicas, percussão sinfônica, sopros-metais e madeiras, tem regência de Juliano de Arruda Campos.

Além da apresentação no teatro, o Coro Sinfônico reapresenta o mesmo repertório sacro em duas igrejas locais, em outubro: dia 9, na Igreja São Judas Tadeu, e dia 16, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Ambas as apresentações serão às 20h.