‘Coreto Paulista’ inscreve até dia 7

293
Publicidade





Músicos de todos os instrumentos de bandas sinfônicas, de coreto e marciais, podem inscrever-se gratuitamente, até o dia 7 de maio, para a primeira ação do Coreto Paulista – programa do governo de São Paulo e da Secretaria de Estado da Cultura. A terceira edição da Semana de Composição para Bandas acontece de 12 a 17 de maio, no Conservatório de Tatuí.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no site: http://coretopaulista.com.br/eventos/evento12/regulamento.php.

Organizada com objetivos de divulgar e estimular a criação de repertório atual para banda sinfônica, o evento pretende reunir novos jovens compositores e compositores renomados de banda sinfônica.

Estão confirmadas as presenças, além da do coordenador Dario Sotelo, dos compositores Alexandre Travassos, Niguel Clark e Mihael Rose. A maestrina Inez Beatriz de Castro Martins atuará como regente assistente.

Publicidade

Durante a semana, serão oferecidas palestras e masterclasses aos participantes (com direito a certificação). Já os concertos são abertos a qualquer interessado, sempre gratuitos. As apresentações acontecem nos dias 14, 15 e 17 de maio, às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”.

No dia 14 de maio, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta obras de Alexandre Travassos (“Captura do Saci” e “16 Variações Sobre o Tema La Folia de Spagna” para quinteto de sopros), além de “Cantus Laetus”, de David Gillingham, e “Storm Surge – Retrato Elemental para Banda de Concerto”, de Nigel Clarke.

No dia 15, o concerto terá apresentação de obras inscritas por jovens compositores. Já no dia 17, estão previstas apresentações de obras de David Gillingham, Michael Alec Rose – com destaque para “Três Visões sobre as Clareiras de Cedro”, em primeira audição latino-americana – e Nigel Clarke, destacando “Earthrise”, concerto para banda sobre a foto da Terra tirada por William Anders, na nave Apollo 8.

Mais Coreto Paulista

Outras quatro ações do programa estão confirmadas, sendo que duas já com inscrições abertas. No mês de junho, entre os dias 23 e 26, será realizado o II Seminário de Regência.

Em agosto, de 3 a 9, acontece o Curso de Férias de Inverno para Instrumentistas, Compositores e Regentes de Bandas, que está na oitava edição.

Nos meses de setembro e outubro, acontecem as Oficinas Técnicas Itinerantes, em municípios ainda não definidos. Já nos dias 7 e 8 de novembro, será realizada a fase final do I Concurso Nacional de Composição para Bandas. Todas as atividades são gratuitas.

Tanto o Seminário de Regência quanto o Concurso Nacional de Composição para Bandas também estão com inscrições abertas no www.coretopaulista.com.br.

O Seminário de Regência oferece diferentes atividades para regentes, instrumentistas e interessados. O inédito Concurso Nacional de Composição, que recebe inscrições até julho, será realizado em seis diferentes níveis, dentro da modalidade banda sinfônica, e distribuirá prêmios que variam de R$ 1.000 a $ 3.500, conforme o nível.

Além disso, os primeiros colocados em cada nível, após a fase final, receberão, a título de prêmio, a edição e editoração da composição vencedora, bem como a gravação, em CD institucional pelo Conservatório.

O Coreto Paulista é uma ação voltada especificamente às atividades de bandas sinfônicas e que visa a fortalecer “aquelas que são as mais antigas manifestações musicais de que se tem notícia, além de difundir a música instrumental, esta formação musical marcante em todo o Estado de São Paulo, que tem um papel importantíssimo na educação musical dos paulistas”, conforme a assessoria de comunicação da escola.


Publicidade