Conservatório realiza o 3º Encontro de Alaudistas do Brasil no feriado

Evento traz grandes nomes, promove audições, palestras e concertos

1115
Evento terá participação de alunos e professores da área de performance histórica (foto: AI Conservatório)
Publicidade

O Conservatório sedia, na quinta e sexta, 20 e 21, a terceira edição do Encontro de Alaudistas do Brasil, organizado pela Associação de Alaudistas do Brasil (Lutebr).

O evento traz para a Capital da Música alguns dos mais renomados instrumentistas e pesquisadores da chamada “música antiga”, e contará com a participação de alunos e professores da área de performance histórica do Conservatório.

O encontro começa na quinta, às 19h, com o concerto do grupo Strinxit. Formado por Dagma Eid (alaúde e guitarra barroca), Marcus Held (violino barroco), Gustavo Carloni (viola da gamba) e José Renato Gonçalves (cravo), o Strinxit (pinçado, em latim) é um grupo de câmara que une a sonoridade e as características das cordas friccionadas, das cordas dedilhadas e das cordas pinçadas.

A programação segue na sexta-feira, às 10h, com audição de alunos do Conservatório: Victor Medeiros (violão), Leonardo Barbosa (violão), Beatriz Vicente, Rodolfo Araújo, Renan Freire, Bianca Milanda (alaúde), Chris Napoleão e Ivan Oliveira (guitarra barroca).

(foto: AI Conservatório)

Às 12h, o Grupo Romanceiro se apresenta. Ele é formado por Karine Franklin (canto), Camily Antunes (flauta doce), Mariana Zanon (viola barroca), Bianca Milanda (alaúde), Chris Napoleão (guitarra barroca), Leonardo Barbosa e Renan Freire (violões) e Igor Palácios (percussão). A orientação é da professora Dagma Eid.

Publicidade

Em seguida, apresenta-se o Ensemble de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí, com Heitor Moisés Salese (violino), Flávia Katherin e Juan Alejandro Krueger (flauta doce), Mariana Zanon (viola), Carlos Eduardo Souza (viola da gamba), Wellington Bezerra da Silva (violoncelo) e Ivan Oliveira (teorba), com solo da alaudista Ananda Roda. O professor responsável é João Guilherme Figueiredo.

À tarde, haverá “aula espetáculo” com os convidados Alexandre Ribeiro, Anderson Lima e Júnior da Violla. Em seguida, palestra com as convidadas Gisela Nogueira e Silvia Ricardino. As duas musicistas encerram a programação com um concerto.

O Encontro de Alaudistas do Brasil terá continuidade nos dias 22 e 23 de junho, na cidade de Santo André. E termina no domingo, 23, às 16h, com concerto dos alaudistas participantes do evento na Catedral da Sé, em São Paulo.

Publicidade