Conservatório oferece novas vagas

Inscrições são para crianças, educadores e estudantes de música e teatro

5610
Crianças com idade entre quatro e seis anos podem estudar no Conservatório (foto: AI Conservatório)
Publicidade

O Conservatório de Tatuí acaba de publicar os regulamentos de cinco processos seletivos para diversas áreas de ensino da instituição. São ofertadas 304 vagas para musicalização infantil e iniciação musical; musicografia Braille e musicalização para educadores; artes cênicas; MPB/Jazz; e choro.

Todos os cursos são oferecidos de forma gratuita e as inscrições já estão abertas no site da escola – www.conservatoriodetatui.org.br, onde também estão disponíveis os regulamentos. O prazo vai até o dia 12 de janeiro. Só no caso dos cursos de artes cênicas é possível se inscrever até o dia 19 de janeiro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60.

Dúvidas poderão ser resolvidas por e-mail (secretaria@conservatoriodetatui.org.br), pelos telefones (15) 3205-8443/8448/8447 ou ainda pessoalmente, em horário comercial, na secretaria escolar, localizada na rua São Bento, 808.

Nos cursos de musicalização infantil e iniciação musical são oferecidas 102 vagas para crianças entre quatro e seis anos (completados até 30 de abril de 2018). A distribuição de vagas será por sorteio público.

A escola oferece três opções de curso para crianças. A musicalização infantil 1 é destinada a crianças de quatro anos, sendo 24 vagas para a manhã (11h10 às 12h) e 24 vagas para a tarde (16h10 às 17h), com aulas às terças ou quintas-feiras.

Publicidade

A musicalização infantil 2 é voltada a crianças de cinco anos, sendo 12 vagas para a manhã (8h20 às 9h10) e 12 vagas para a tarde (13h20 às 14h10), nas terças e quintas-feiras.

Nessas modalidades, os professores promovem atividades simples que estimulam o movimento, a expressão corporal e o gosto pela música. O aluno também tem uma introdução à leitura e escrita musical, bem como ao uso de instrumentos e um repertório adequado à faixa etária.

Já o curso de iniciação musical 1 é direcionado a crianças de seis anos, sendo 15 vagas na manhã (10h20 às 12h) e 15 vagas para a tarde (15h20 às 17h), nas terças e quintas-feiras.

Nesta etapa, os professores estimulam os alunos a participar ativamente do processo de ensino e aprendizagem. Esta modalidade apresenta quatro disciplinas: “consciência corporal”, “prática de música em conjunto”, “prática vocal” e “treinamento auditivo”.


Para cegos e educadores

Escola têm vagas na área instrumental para alunos cegos

Voltado a adultos com deficiência visual, o curso de musicografia Braille permite desenvolver plenamente as atividades de escrita e leitura musical, dando-lhe o suporte necessário, dentro de suas especificidades, para tocar um instrumento musical.

São oferecidas quatro novas vagas para o próximo ano letivo. Os candidatos passarão por entrevista com professores do setor de Educação Musical. A data das entrevistas será anunciada a partir do dia 22 de janeiro, no site do Conservatório.

Já o curso de musicalização para educadores apresenta 60 vagas disponíveis para adultos, sendo 30 para a manhã (8h20 às 12h) e 30 para a tarde (13h20 às 17h), com aulas às sextas-feiras. A seleção será por análise curricular.

O curso foi estruturado em 2004 para atender à demanda de professores da rede de ensino interessados em conhecer os procedimentos da musicalização infantil.


30 vagas para cursos de MPB e 8 de choro

Área de MPB oferece vagas para curso de canto e 11 instrumentos

São ofertadas 30 novas vagas em cursos de instrumento e canto da área de MPB/Jazz. Todas elas são destinados a pessoas que já têm conhecimento musical.

 

As vagas são para baixo elétrico (3 vagas), violão (2), guitarra (3), piano (3), canto (2), flauta transversal (1), clarinete (1), saxofone (4), trompete (2), trombone (2), bateria (4) e percussão (3). A idade mínima para se candidatar é de 14 anos para aulas de instrumento e 18 anos para canto.

O processo seletivo será feito em duas etapas. A primeira é uma avaliação por vídeo. Ao preencher a ficha de inscrição, o candidato deve informar o link de uma gravação em vídeo em que toca o instrumento desejado. A lista de compositores aceitos e outras exigências para o vídeo estão no regulamento.

A lista dos candidatos aprovados na primeira fase será divulgada a partir de 22 de janeiro, junto com o dia, o horário e local onde serão realizados os testes práticos da segunda fase. Ela consiste em entrevista e avaliação presencial com professores da instituição.

 

Choro

Área de choro disponibiliza 9 novas vagas

A mesma sistemática, com duas fases de seleção, é utilizada para oito novas vagas em cursos de instrumento da área de Choro, com opções para pessoas com e sem conhecimento musical.

São oferecidos quatro cursos. Para violão e percussão há apenas uma vaga, cada. A idade mínima é de 14 anos e só serão aceitos candidatos com conhecimento musical. Para as turmas de bandolim e cavaquinho são oferecidas duas vagas para pessoas com conhecimento musical e uma vaga para iniciantes. A idade mínima exigida é de nove anos.


Teatro para jovens e adultos

São cem vagas oferecidas para os cursos da área teatral

São 30 vagas para o curso de teatro Juvenil (13 a 15 anos) e 30 vagas para teatro adulto (a partir de 16 anos). Todos os candidatos passarão por seleção com três etapas: teste escrito (interpretação de texto), leitura à primeira vista e jogos teatrais. A avaliação levará em conta a aptidão em leitura, escrita, expressão corporal, expressão vocal e interpretação.

O curso de aperfeiçoamento oferece 15 vagas e é destinado a quem já tem formação e experiência em teatro. Os interessados passarão por um teste escrito sobre questões históricas e estéticas do teatro, além de uma entrevista coordenada por pelo menos dois professores. O curso tem duração de um ano.

A instituição oferece, ainda, 25 vagas para o curso de cenografia, voltado a pessoas com idade a partir de 16 anos. Todos os candidatos passarão por entrevista com o professor do curso, que ensina as mais variadas técnicas para a confecção de cenários e decoração de palcos.

Publicidade