Conservatório abre inscrições ao 1º Tatuí MPB/Jazz Festival

Evento virtual terá workshops, master classes, mesa-redonda e lives com presença de convidados do Brasil e do exterior

383
Professor Cláudio Sampaio “Cambé”, coordenador do festival e da área de MPB/jazz do Conservatório (Foto: AI/Conservatório
Publicidade
Da redação

O Conservatório de Tatuí promove, de 16 a 21 de novembro, o 1o Tatuí MPB/Jazz Festival. O evento será integralmente realizado em ambiente virtual e traz uma programação variada de workshops, master classes, mesa-redonda e entrevistas ao vivo (lives) com músicos consagrados do Brasil e do exterior.

As atividades pedagógicas têm vagas limitadas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10, pelo site www.conservatoriodetatui.org.br/espaco-do-aluno.

“O festival foi pensado com o objetivo de agregar conhecimentos de estudo e carreira para alunos em formação e músicos já formados, além de promover intercâmbio cultural entre os artistas, professores convidados e os participantes inscritos. Em tempos de pandemia e isolamento social, vamos aproveitar a tecnologia para aproximar pessoas e investir no aprendizado”, comenta o coordenador do festival e da área de MPB/jazz do Conservatório, professor Cláudio Sampaio “Cambé”.

A programação começa no dia 16, segunda-feira, às 14h, com workshop de trombone ministrado por Valdir Ferreira, fundador da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo e atualmente professor na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e da Escola do Auditório Ibirapuera, além de integrar a Banda Mantiqueira.

Às 16h, haverá master class de trombone com Fabio Oliva, formado no Conservatório de Tatuí e hoje trombonista dos grupos instrumentais Noneto de Casa, André Marques Sexteto, Marcel Bottaro Quinteto, André Peloso Quarteto, Nelson Ayres Big Band, Rafael Piccolotto de Lima, Orquestra Urbana Big Band e Hermeto Pascoal Big Band.

Publicidade

Às 19h, será a vez da live “Pioneirismo no Brasil. Big Band Reteté”, com Paulo Malheiros, ex-professor do Conservatório de Tatuí, que atualmente é músico e arranjador dos grupos Soundscape Big Band, Reteté Big Band, Hermeto Pascoal Big Band, Orquestra Jazz Sinfônica e Grupo Quebra Cuia.

Na terça-feira, 17, às 10h, acontece o workshop “Como tocar em naipe”, com o trompetista, pianista, compositor e produtor musical Fran Rivero (Espanha), professor do Conservatorio de Música “Ana Valler”, de Utrera (Sevilla), integrante do Hispania Brass Quintet, da Orquesta Sinfónica de Utrera e Orquesta Hispalense da Universidade de Sevilla.

Às 14h, ocorre o workshop “Improvisação”, com o trompetista Mark Upton (Inglaterra), professor da Royal Marines School of Music e músico da James Bond Tribute Band ‘Q The Music’, Syd Lawrence Orchestra, The Gordon Campbell Big Band e Back to Basie Band, entre outras.

Às 19h, é a vez da live “Pioneirismo no Brasil. Banda Urbana”, com João Lenhari, arranjador, compositor e trompetista da Banda Urbana, Banda Jazzco, Nelson Ayres Big Band e Orquestra Urbana, além de inúmeras outras atuações.

Na quarta-feira, 18, às 14h, acontece o workshop “Percussão na Big Band”, com Vinícius Barros, professor da Faculdade Souza Lima e IPT, e chefe de naipe da Orquestra Jazz Sinfônica Brasil, além de ter acompanhado o saxofonista Branford Marsalis em turnê pelos Estados Unidos e outros nomes consagrados.

Às 16h, começa o workshop “Bateria na Big Band”, com Celso Almeida, professor da Escola Auditório Ibirapuera e participante do BRS Quartet, em parceria com o site americano de ensino musical online “Open Studio”, entre outros, além de atuar no quarteto de Rosa Passos e na Banda Mantiqueira.

Na quinta-feira, 19, às 14h, há master class de clarinete, flauta e saxofone com Mauricio de Souza, professor e diretor de uma big band na Escola Municipal de Música de São Paulo e que atuou como compositor, arranjador e músico da execução da trilha sonora do filme “Quincas Berro d’Água”, entre outras produções.

Às 17h, acontece o workshop especial “Luteria, Manutenção etc.”, com Marcos Antônio Padovani, luthier e proprietário da Padovani Music, empresa patrocinadora do 1o Tatuí MPB/Jazz Festival.

Às 19h, há a live “Pioneirismo no Brasil. Big Band SoundScape”, com Samuel Pompeo, professor da Escola Municipal de Música de São Paulo, professor convidado do festival “Fiato Al Brasile”, na Itália. Ele lidera o Samuel Pompeo Quinteto e integra a SoundScape Big Band, a Banda Urbana e o BandoOzonze.

Na sexta-feira, 20, às 4h, ocorre o workshop “Piano Brasileiro”, com Léo Ferrarini, professor do curso de piano MPB/jazz e integrante do grupo Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, autor do livro “Guia Prático do Piano Brasileiro Volume 1 – Ernesto Nazareth” (2017).

Às 16h, é a vez do workshop “Contrabaixo”, com Zé Alexandre, professor do Departamento de Música da Unicamp e autor de material didático para os Projetos Guri e Basf, além de tocar com o músico Toninho Ferragutti e com a cantora Ná Ozetti.

Às 19h, acontece a live “Master Class Guitarra na Big Band”, com Fernando Correa, que atua como professor na Faculdade Santa Marcelina (FASM), é autor de livros didáticos e música da Orquestra Jazz Sinfônica Brasil.

No sábado, 21, às 14h, ocorre a live “Pioneirismo e Carreira Universitária”, com Toddy Murph (EUA), diretor de bandas da Life Christian Academy, músico da Oklahoma City Symphonic Band e doutorando na Liberty University.

Às 16h, há a live “Vida acadêmica e carreira internacional”, com Fabio Gouvea (Basileia Suíça), professor do Conservatório de Tatuí e integrante do programa Focus Year, com vários concertos e gravações no currículo.

Às 19h, será realizada a mesa-redonda “Os desafios musicais de hoje e de amanhã”, que encerra o 1o Tatuí MPB/Jazz Festival, com participação de professores do Conservatório de Tatuí e convidados.

Inscrições

Os workshops e master classes serão realizados em plataforma de videoconferência, com salas virtuais limitadas a 350 pessoas. Por isso, os interessados em acompanhar devem se inscrever no site do Conservatório, e será respeitada a ordem de inscrição. Também há vagas para estudantes que queiram atuar nas master classes como participantes ativos. O regulamento, programação e ficha de inscrição estão disponíveis no site: www.conservatoriodetatui.org.br/espaco-do-aluno.

Todas as lives serão transmitidas nos canais e páginas oficiais do Conservatório de Tatuí  e podem ser acompanhados pelo YouTube (www.youtube.com/user/VideosConservatorio), Facebook (www.facebook.com/conservatoriotatui) ou Twitter (www.twitter.com/musicatatui). O 1o Tatuí MPB/Jazz Festival do Conservatório conta com patrocínio de Padovani Music.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome