Conhecimento dá consciência maior, aponta enquete virtual





Quanto mais se conhece sobre espécies de plantas, mais consciência ambiental se tem. Essa proporção é verificada pelo resultado de enquete virtual realizada pelo jornal O Progresso ao longo da semana.

O bissemanário perguntou aos leitores se eles consideram “que o conhecimento sobre espécies de plantas traz maior consciência ambiental”. A maioria dos participantes, 78%, respondeu “sim”. Apenas 22% dos leitores optaram pelo “não”.

A temática do meio ambiente esteve na enquete por conta de projeto desenvolvido por alunos da Faesb (Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara).

Estudantes do curso de engenharia agronômica colocaram em prática, na semana passada, iniciativa que visa permitir à população conhecer as espécies de árvores plantadas na Praça da Matriz. Ao todo, 20 foram mapeadas.

Para facilitar o aprendizado, os estudantes incluíram “QR-Codes” (códigos de barra dimensionais que podem ser lidos por celulares e dispositivos móveis com câmera). Os recursos estão presentes em placas de acrílico instaladas junto às árvores.

Com um celular ou dispositivo dotado com câmera digital e um aplicativo leitor, qualquer pessoa pode “interagir” com as placas. Uma vez “apontado” para o código, o dispositivo vai direcionar a pessoa ao site da instituição.

A enquete é realizada semanalmente pelo jornal desde 2005. Ela traz perguntas relacionadas a temas de relevância, como o desta semana. A partir deste sábado, 3, leitores podem opinar sobre assunto envolvendo o funcionalismo público municipal.

Em outubro deste ano, a Justiça determinou o “fim” do desvio de função (reportagem nesta edição). Com a sentença, os servidores que trabalham em setores distintos dos estabelecidos em concurso terão de ser realocados.

O assunto foi tema de debate entre os representantes da prefeita eleita Maria José Vieira de Camargo e do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, em reunião de transição nesta semana.Diante do assunto, o jornal propõe a questão: “Qual sua opinião sobre desvio de função?”. As respostas são: “concordo, porque pode ajudar o Executivo a preencher cargos em falta” e “discordo, porque gera situação desigual de trabalho”.

A votação é realizada em “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br) e segue até o próximo sábado, 10, com resultado divulgado no dia 11.