Conferência discute eixos temáticos e elege ‘delegados da Saúde’





A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram na sexta-feira, 19, a quinta edição da Conferência Municipal de Saúde. O evento aberto ao público aconteceu no auditório “Jornalista Maurício Loureiro Gama”, do Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna”.

Com abertura às 8h, a conferência registrou trabalhos até às 17h, após o fechamento desta edição. Neste ano, ela teve como tema dos debates e exposições a “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.

O evento visa mobilizar a população a avaliar a situação da saúde no município e elaborar propostas de melhorias. Além disso, estava programada eleição de delegados que representarão a cidade na conferência estadual que acontece em julho.

O credenciamento teve início às 8h. Às 9h, houve abertura com participação do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, seguido por palestras e exposições.

Durante a conferência, os participantes discutiram o tema, divididos em oito eixos. São eles: “direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade”; “participação social”; “valorização do trabalho e da educação em saúde”; “financiamento do SUS – Sistema Único de Saúde – e relação público-privado”; “gestão do SUS e modelos de atenção à saúde”; “informação, educação e política de comunicação do SUS”; e “ciência, tecnologia e inovação no SUS; e “reformas democráticas e populares do Estado”.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, o médico Fabio José Fucci, a realização das conferências municipais, além de uma exigência do governo federal, representa um espaço democrático. Elas são destinadas ao debate da população que utiliza os serviços do Sistema Único de Saúde.

“É de extrema importância que a população esteja presente e participe, pois é a partir desta ferramenta que vamos apresentar e discutir propostas que visam melhorar o sistema de saúde pública no município”, comentou o responsável.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, afirmou que a conferência está “em consonância com a atual política pública do setor”. Conforme ele, o ponto central do evento é ouvir a população, suas opiniões e necessidades.

“Na semana passada, implantamos urnas de sugestões em todas as unidades básicas de saúde justamente para coletar as impressões da nossa população sobre o sistema público, os avanços e as dificuldades. A conferência nada mais é que um fórum para discutir essas mesmas questões”, encerrou.