Com duas vitórias, ‘Basquete Tatuí’ garante vaga na decisão de torneio

Time teve o melhor aproveitamento da 1ª fase e disputará a final em casa

380
Time local iniciou melhor a partida e completou o primeiro quarto na liderança do placar (foto: divulgação/AI PMT)
Publicidade
Da redação

Com duas vitórias no final de semana, o XI de Agosto/AABT/Tatuí alcançou a primeira colocação na fase inicial do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão – 2020.

Com a campanha, a agremiação profissional tatuiana, além de garantir-se na final, tem a oportunidade de disputar a partida decisiva no município.

Na noite de sexta-feira, 20, no Ginásio Poliesportivo “Pedro Paulo Silva (Paulo Vagalume)”, do recém-inaugurado CIE (Centro de Iniciação ao Esporte) “José Edson Leal Leite (Éde)”, o “Basquete Tatuí” participou do jogo de abertura da competição, diante do Conti-Cola/Assis Basket, e obteve vitória por 101 a 99.

O time local iniciou melhor a partida e completou o primeiro quarto na liderança do placar, vencendo por 27 a 20. Nos dois períodos seguintes, no entanto, a equipe visitante reagiu e ultrapassou a pontuação tatuiana, ganhando por 20 a 18 e 28 a 21, no segundo e terceiro quartos, respectivamente.

Com esse panorama, o período final foi bastante equilibrado, com diversas alternâncias no comando do marcador. Mas, o Basquete Tatuí foi mais eficiente e venceu o último quarto por 35 a 31, garantindo o resultado positivo na estreia do certame.

Publicidade

O time local foi representado por Robson Júnior, Rodrigo Benvenuti, Neemias Jesus, Henrique Cerimelli, Heitor Cardoso, Emanuel Cardoso, William Drudi, Lucca Mauad, Elivelton Soares, Kevyn Barborsick, Alex Rodrigues e Pedro Peçanha.

Cerimelli foi o “cestinha” do time tatuiano, com 33 pontos. Ainda se destacaram: Rodrigues, marcando 19 pontos, 8 rebotes, 2 assistências e 1 bola recuperada; e Júnior, responsável por 18 pontos, 5 rebotes, 5 assistências e 3 bolas recuperadas.

Os destaques da agremiação adversária foram: Jonathan Maciel, com um “duplo-duplo”, 35 pontos e 12 rebotes; César Fabretti, autor de 20 pontos e 7 rebotes; e Felipe Santana, com 20 pontos e 7 rebotes.

“Esta foi uma partida muito importante para as nossas pretensões e busca dos nossos objetivos, pois vencer na estreia é sempre importante, ainda mais contra uma equipe do porte do Conti-Cola/Assis Basket”, comentou o técnico Julio Malfi.

Conforme o treinador, a equipe sentiu falta do ritmo de jogo, pois a última partida disputada havia sido pela Copa São Paulo, há cerca de um mês.

(foto: divulgação/AI PMT)

“Até então, tivemos poucas situações de treinos, houve a reformulação no elenco e ainda tivemos alguns desfalques. Por isso, foi mais importante ainda ter garantido esse resultado positivo na estreia”, completou Malfi.

Na tarde do dia seguinte, o representante de Assis completou a participação na fase inicial do torneio com uma vitória sobre o FR/Semelp Pindamonhangaba pelo placar de 78 a 76, colocando “pressão” na equipe tatuiana.

Na manhã de domingo, 22, Basquete Tatuí e FR/Semelp Pindamonhangaba protagonizaram a última partida da fase inicial para a definição dos finalistas do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão – 2020.

Assim como os outros confrontos da competição, o duelo foi marcado pelo equilíbrio, com o time do Vale do Paraíba dando muito trabalho e ficando em vantagem no quarto inicial e o representante tatuiano reagindo, no segundo. O primeiro quarto terminou em 18 a 16 para o time rival e o segundo, em 22 a 21 para a equipe local.

Nos dois períodos finais, o Basquete Tatuí esteve na frente, vencendo o terceiro quarto por 17 a 16 e o quarto, por 20 a 14, garantindo a vitória pelo placar de 75 a 69 e a liderança na etapa inicial da competição.

Participaram da segunda partida, defendendo a equipe tatuiana: Júnior, Benvenuti, Jesus, Cerimelli (autor de 17 pontos), Heitor, Emanuel, Drudi (duplo-duplo), Soares, Barborsick, Rodrigues (cestinha com 18 pontos e um duplo-duplo), Caio Silva e Peçanha.

Pelo lado do FR/Semelp Pindamonhangaba, destacaram-se os jogadores: Erick Jardim, ao marcar 16 pontos, pegar 9 rebotes e recuperar 6 bolas; e Alexander Santos, autor de 12 pontos e 5 rebotes.

Com a vitória, o time tatuiano conquistou quatro pontos, decorrentes de dois resultados positivos. O outro finalista é a equipe de Assis, que fechou a etapa inicial em segundo lugar, com uma vitória e uma derrota. Com dois reveses, o representante do Vale do Paraíba deixou a competição.

“Esta vitória nos deu a classificação e a chance de decidir o título em casa, nada mais. Vamos ter alguns dias de descanso, depois retornaremos aos treinamentos para chegar bem preparado a mais um desafio importante”, comentou Malfi.

O técnico agradeceu o apoio dos parceiros e patrocinadores,da prefeitura, por meio das secretarias municipais do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e a da Saúde, “por todo respaldo para que a equipe treinasse e jogasse a competição bem preparada e em total segurança”.

“Quero deixar o meu cumprimento também aos torcedores, que, mesmo de longe, nos mandaram vibrações positivas, ajudando-nos a atingir este primeiro objetivo. Vamos seguir trabalhando e brigar pela meta final”, acrescentou Malfi.

“Foi importante conquistamos a segunda vitória e conseguimos trazer a grande final para Tatuí, que era o nosso grande objetivo. Agora, temos que nos preparar nas duas próximas semanas para o jogo final”, disse o pivô Drudi

“O‘Basquete Assis’ é uma equipe extremamente experiente, habituada com essa competição, já que é o atual campeão. A tendência é que haja um grande jogo”, completou o atleta.

A finalíssima do Campeonato Paulista será disputada no dia 5 de dezembro, um sábado, no ginásio “Paulo Vagalume”, nas dependências do CIE “Éde”. O departamento técnico da FPB (Federação Paulista de Basketball) deverá definir o horário do confronto decisivo entre Basquete Tatuí e Conti-Cola/Assis Basket em breve.

Publicidade