Com 51%, cidade tem a 3a melhor taxa de ‘isolamento’ da RMS

614
Publicidade
Siltec
Da redação

Tatuí registrou na quarta-feira, 16, 51% de isolamento social, de acordo com o Simi- SP (Sistema de Monitoramento Inteligente), do governo do estado de São Paulo. A porcentagem representa a terceira melhor taxa da RMS (Região Metropolitana de Sorocaba).

No mesmo dia, somente Ibiúna, com 57%, e São Roque, com 54%, tiveram taxas superiores à tatuiana. O município empatou com Votorantim e esteve à frente de outras cidades da região que também foram analisadas, como Sorocaba, Itu, Salto, Itapetininga e Itapeva, com porcentagens que variaram entre 50% e 47%.

O sistema registra a taxa de isolamento social de Tatuí desde o dia 5 de março, com o registro de 38%. Desde então, a porcentagem tem variado – na maioria dos dias, acima de 50%. O menor índice, de 34%, foi computado nos dias 6 e 12 de março, enquanto a maior, de 62%, aconteceu no dia 10 deste mês, feriado da Sexta-Feira Santa.

Conforme o médico infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, o índice ideal para controlar a disseminação da Covid-19 é de 70%. O estado já chegou a atingir 59%, no entanto, na quinta-feira, 16, a taxa foi de 49%.

De acordo com Uip, caso a taxa continue baixa, o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não será suficiente para atender à população.

Publicidade
Siltec

Um acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM permite que o estado possa consultar informações reunidas sobre deslocamento nos 645 municípios paulistas. Porém, O Simi-SP disponibiliza acesso aos dados de 104 cidades, com população igual ou superior a 70 mil habitantes.

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e aponta, diariamente, a eficácia das medidas de isolamento social.

Desta forma, o sistema indica em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais locais as campanhas de conscientização devem ser intensificadas.

Publicidade
Siltec