CEU das Artes sedia espetáculo musical “Cantos entre Povos”

Árias de ópera, musicais, spirituals e MPB vão ser atrações

206
Espetáculo musical tem orientação vocal de Marilane Bousquet (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da redação

O Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), da prefeitura, recebe nesta quinta-feira 5, às 19h, o espetáculo musical “Cantos Entre Povos”, com canções, árias de ópera, musicais, spirituals e MPB, sob orientação vocal da professora e cantora Marilane Bousquet.

O espetáculo reúne “belas páginas da música vocal, apresentadas por cantores e instrumentistas ecléticos e talentosos em sua expressividade e performance”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura.

Entre os clássicos selecionados, estarão obras de Handel, Fauré, Bizet, Mendelssohn, Schubert, Tosti, Johann Strauss II, Johnson e Burleigh (arranjadores de spirituals), Menken, Merrill e Styne (de filmes e musicais) e também clássicos da MPB, como composições de Edu Lobo, Chico Buarque, Carlos Lyra e Ricardo Augusto Fenerich.

Na ocasião, se apresentarão os cantores Adriana Maria, Wílian Manoel, Natália Campos, Vivian Batista, Letícia Martins, Lorena Arraes, Josiane Nunes, Monique Acsa, Luiza Girnos e Ricardo Fenerich.

Nos instrumentos, estarão: William Juhaz (piano); Patrick Santos (violino); Carlos Souza (violão); Marilane Bousquet (piano); e Noel Santos (violão).

Publicidade

O CEU das Artes está situado na rua Ana Rosa Monteiro, 475, Jardim Santa Helena.

Marilane Bousquet

Soprano lírico, com formação em canto pela UFRJ e Faam/FMU, de São Paulo. Possui formação em piano na UFG e licenciatura plena em música pela UFRJ.

Tem atualizado a formação complementando estudos nos programas de pós-graduação em música da Unicamp, USP e Unesp, nas áreas teóricas, de práticas interpretativas e pedagogia vocal e em outros cursos da área pedagógica vocal.

Como cantora lírica, apresentou-se em recitais solo, recitais de câmara e solista em concertos com coro e orquestra por estados brasileiros e norte-americanos. Possui atuação pedagógica intensa como formadora vocal, orientando cantores e recitalistas.

Atuou como preparadora vocal dos Meninos Cantores do Conservatório “Carlos Gomes”, de Campinas, com o coro masculino Camerata Vocal, da Academia Concerto de Sorocaba, que teve participação no Festival “Mundus Cantat”, na Polônia, em 2008.

Também atuou na montagem do musical “Into the Woods”, de Stephen Sondheim (Cia. Amadores de Teatro de Itu, 2012), na oficina Cantor em Cena (XXI edição do Festival de Artes de Itu, 2014) com Cristine Bello Guse, com quem realizou várias edições do workshop “Preparação do Performer da Ópera” (2011 a 2014), entre outros.

Marilane Bousquet atua ainda como ministrante em oficinas de técnica vocal em eventos musicais no estado de São Paulo e em outros estados do país, também como organizadora e orientadora de recitais líricos no Conservatório de Tatuí e em outros projetos culturais, por meio de secretarias de cultura municipais, estaduais e iniciativas particulares.

Professora no Conservatório de Tatuí desde 2009, nas áreas de canto lírico e música de câmara, onde atuou como preparadora vocal nas montagens de óperas estudantis entre 2012 e 2014, e em 2018, com o Coro do Conservatório, para as récitas de estreia no Brasil da ópera “O Sétimo Selo”, de João MacDowel, libreto de Ingmar Bergman.

Publicidade