CEU das Artes retoma atividades esportivas e comemora resultados

Espaço oferece aulas gratuitas de zumba, violão, coral, balé e de stiletto

2917
Integrantes da equipe CEU Running participaram da 15ª Corrida Rural 'Diniz Polo', em dezembro (foto: AI Prefeitura)
Publicidade

Implantado em 2014 e inaugurado em 2015, o CEU das Artes (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” retomou na primeira quinzena de janeiro algumas de suas atividades. A coordenação informa à população – por meio de canais de redes sociais – o reinício de aulas gratuitas.

Elas são realizadas na unidade, que funciona na vila Santa Helena, próximo ao antigo Curtume. A unidade agrega um anfiteatro, para apresentações culturais; uma biblioteca, para leitura, realização de saraus e demais atividades literárias; uma quadra poliesportiva, para as práticas de diversas modalidades; uma pista de skate, voltada à modalidade; além de banheiros e área para passeio.

O CEU também possui uma sala multiuso, destinada a reuniões e que podem abrigar atividades culturais, como exposições, mostras itinerantes ou performances artísticas. Há também espaços para a realização de aulas de balé e de stiletto dance (uma espécie de dança praticada com uso de salto alto).

As matrículas para esses dois cursos aconteceram no dia 15, quando houve a retomada das atividades. Os participantes farão aulas às terças-feiras, em dois horários. Das 15h às 16h30 serão realizas as atividades do balé adulto; no período que via das 16h30 até às 18h, o curso será destinado para a segunda modalidade.

Os eventos e atividades promovidas pelo centro são destinados a qualquer pessoa. Embora a unidade concentre mais frequência de moradores do Boqueirão, Rosa Garcia, Tanquinho e Jardim Santa Rita de Cássia, residentes de qualquer parte do município podem ser beneficiadas pela programação.

Publicidade

Este é o caso da zumba, um programa de exercício físico aeróbico que utiliza ritmos de dança latina. São incluídas a salsa, o merengue, o mambo, o reggaeton e estilos brasileiros, como o samba, o axé e o funk. A zumba é recomendada a pessoas de diversas condições físicas (de iniciante à prática esportiva a veteranos).

Como privilegia a parte aeróbica, a zumba é considerada uma das formas mais eficazes de perda de peso. A atividade ainda estimula a socialização dos praticantes.

No CEU das Artes, o primeiro “aulão de zumba” aconteceu no início da semana passada, sob o comando do professor Patrick Ritmos, dançarino profissional, atestado pela Escola Teatro Musical Teen Broadway, na vila Madalena, em São Paulo. O professor de zumba também atua como personal trainer.

Como inclui ações culturais, o centro agrega aulas de violão. A turma de 2018 voltou a participar das orientações também na semana passada. A novidade foi anunciada pela própria coordenação do CEU, também via rede social.

Ainda neste mês, o espaço voltará a sediar apresentações, como a da peça “O Casório de Floripe”, a cargo da companhia Varanda Produções Teatrais, de São José do Rio Preto. As sessões serão nos dias 25 e 26, quinta e sexta-feira, respectivamente.

Já em fevereiro, nos dias 2 e 3, o anfiteatro do espaço receberá o espetáculo performático de dança “IN-SANO”, da ST DNC – companhia de danças urbanas.

Além de divulgar o prosseguimento das atividades, a equipe do centro comemorou os últimos resultados de 2017. Por incentivo do treinador de corrida de alto rendimento, Jorge Fernandes Simão, houve a criação da equipe de corrida CEU Running.

Em dois meses, a coordenação do CEU informou que ele despertou nos participantes de atividades físicas o gosto pela corrida de rua. Tanto que os membros competiram na 15a Corrida Rural “Diniz Polo”, realizada no bairro dos Mirandas.

O evento aconteceu no dia 31 de dezembro, na mesma data da corrida internacional de São Silvestre. A equipe do CEU competiu com 18 atletas e obteve três troféus, sendo um de campeã para Maria José da Silva, um de vice-campeã para Maria do Carmo e o último de terceiro colocado para Hélio Camargo.

Por estímulo do treinador, o grupo pretende disputar novas provas a partir deste ano.

Publicidade