Centro ganhará vagas de ‘curta duração’

 

Uma novidade no trânsito da região central da cidade promete melhorar a disponibilidade de vagas para automóveis a “custo zero” para os motoristas.

O DMMU (Departamento Municipal de Mobilidade Urbana) pretende colocar em funcionamento, nesta semana, áreas de estacionamento de curta duração. As placas e sinalização de solo serão instaladas a partir de segunda-feira, 6.

Em um primeiro momento, apenas 30 vagas do novo sistema serão disponibilizadas em trechos das ruas Prudente de Moraes e Coronel Aureliano de Camargo. Os locais foram escolhidos em discussão envolvendo o departamento e a ACE (Associação Comercial e Empresarial de Tatuí).

Segundo o diretor do DMMU, José Roberto Xavier da Silva, a ideia surgiu há algum tempo, durante uma viagem dele à capital paulista. Em um trecho da região central de São Paulo, o ex-delegado percebeu que inúmeros automóveis estavam estacionados com as luzes de alerta ligados.

“Há alguns dias, lembrei-me disso e fui procurar saber mais. É um sistema semelhante às vagas de farmácia. Os carros podem ficar até 30 minutos e não pagam nada, é diferente da zona azul”, descreveu.

A ideia de Xavier é colocar agentes de trânsito para orientar motoristas acerca da utilização das vagas de curta duração. A regra é simples: basta estacionar o automóvel, deixar o “pisca” ligado e ficar menos de 30 minutos.

A rotatividade permitirá que uma única vaga sirva para 22 automóveis diferentes em um dia. Se multiplicado pela quantidade de vagas, o sistema atingiria, em um dia, 660 veículos. O estacionamento é proibido para motos.

O modelo de curta duração funcionará em trecho de dois quarteirões da Prudente, entre as ruas 7 de Maio e 13 de Maio. Outro trecho, na Coronel Aureliano, é compreendido entre as vias 15 de Novembro e Prudente de Moraes. O estacionamento de curta duração funcionará das 8h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira. Aos sábados, o horário é diferente: das 8h às 14h.

“Pelo que pesquisei, aqui no interior, somente duas cidades têm esse sistema de vagas de curta duração: Votuporanga e Itu. Há duas semanas, estive em Itu para saber como funciona”, contou o diretor.

Para funcionar bem, segundo Xavier, é necessária uma “boa dose” de conscientização da população e fiscalização. Quem desrespeitar as regras ficará sujeito a multa “salgada”. São R$ 195,93 e cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A infração é considerada grave pelo Código de Trânsito.

A exemplo do sistema ituano, que iniciou com 30 vagas e ampliou para 200, o chefe do DMMU afirmou que Tatuí poderá receber mais pontos com o estacionamento especial.

“Já apresentamos à prefeita Maria José (Vieira de Camargo), que aprovou a ideia. Queremos beneficiar o comércio e as regiões que demandam alta rotatividade, como as regiões onde estão instaladas repartições públicas”, apontou.

Caso dê certo, o DMMU estuda implantar as vagas de curta duração em trechos da avenida Cônego João Clímaco de Camargo e da rua do Cruzeiro, pontos com grande concentração comercial. A avenida Coronel Firmo Vieira de Camargo também poderá receber o sistema.

“Durante uma semana, vamos realizar a orientação e explicar aos motoristas. Não queremos multar, mas a autuação virá a partir do momento em que as pessoas passarem a desrespeitar a rotatividade”, adiantou.

As vagas de curta duração estão previstas em resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), de 2008. A mesma norma regulamenta os estacionamentos para idosos, deficientes, viaturas policiais, ambulâncias e rotativo.

Segundo o diretor, a ACE se comprometeu a colaborar com a divulgação das novas vagas de curta duração. Xavier aventou a possibilidade de ser feita campanha por meio de carros de som.

“Queremos que a população respeite, assim como respeitam as vagas de idoso e de deficiente. O povo vai perceber que, se aderir ao sistema, encontrará vagas mais facilmente”, declarou.

Para o diretor, a medida tende a beneficiar motoristas que vão até o centro para pagar contas e fazer compras rápidas. Xavier disse que comerciantes poderão dar sugestões de locais onde poderão receber o estacionamento especial, que serve como alternativa ao rotativo pago, ainda não implementado.

“Estamos esperando o desfecho jurídico da zona azul, conversamos com o pessoal do jurídico e vamos fazer alterações na lei do rotativo. Queremos atualizar e trazer alternativas tecnológicas que não estavam previstas quando a legislação atual foi aprovada”, explicou.

Sobre o rotativo pago, a Prefeitura havia aventado a possibilidade de lançar, em março, um novo edital. O cronograma foi abortado devido a empecilhos jurídicos. A zona azul poderá ficar para 2018.

“Estamos pensando em saídas jurídicas. Mesmo que isso fosse resolvido na semana que vem, demoraria seis meses para colocar em funcionamento. Esse sistema novo ajuda a desafogar a necessidade nesse ínterim”, alegou.