‘Canta Unimed’ embala Natal e resgata a tradição dos corais

1ª edição acontece nesta sexta; objetivo é proporcionar encontro

338
Publicidade
Da redação

A Cooperativa Unimed promove, na noite desta sexta-feira, 20, um evento inédito. Trata-se da primeira “Canta Unimed”, uma apresentação de corais na rua Santa Cruz, 153, no centro. Dois grupos têm performance programada.

Estão à frente do projeto: Binho Vieira, Rafael Rodrigues e Elisângela Neves, respectivamente, coordenador de marketing e comunicação, coordenador comercial e coordenadora de RH (recursos humanos) da Unimed. A apresentação tem início às 20h, com participação do Coral das Estrelas (Colina das Estrelas) e do Coral do Projeto Envelhecer com Qualidade de Vida.

Conforme Binho, a iniciativa “promete embalar o Natal dos tatuianos e tem como objetivo resgatar a tradição de apresentações públicas dos corais na cidade”.

Para a primeira edição, a cooperativa convidou dois dos mais expressivos grupos da cidade. O Coral das Estrelas terá regência da maestrina Karin Schincariol Vercellino, e o do Envelhecer, por Luciana Picchi.

“A Unimed trabalha com a proposta de promover um encontro dos corais e deles com o público”, explica Binho. O publicitário conta que o resultado será “um grande espetáculo” gratuito, a ser perpetuado ao longo dos próximos anos.

Publicidade

“Todo o final de ano, nós traremos este engajamento da música, dentro do contexto natalino. É um incentivo à cultura, em especial à música, até porque a própria Unimed tem uma força muito grande junto a ela”, ressalta o publicitário.

O hospital “Dr. José Francisco Mendes de Almeida – Dr. Kiko”, por exemplo, teve a sinalização temática musical premiada. “Além disso, a música em movimento é uma ação que acontece todos os dias com os alunos do Conservatório de Tatuí. Então, a Unimed está engajada nisto”, enfatiza.

Para a noite especial, os grupos farão apresentações sob efeito de luzes. Binho antecipa que, apesar de a previsão do tempo apontar para pancadas de chuva, a programação será mantida. O evento acontecerá em trecho da rua Santa Cruz, entre as ruas Cônego Demétrio e Coronel Aureliano de Camargo.

Para a apresentação, os dois grupos preparam repertório especial. O Coral das Estrelas será o primeiro a se apresentar. Fundado em 2006, por meio de Alicelena Bueno Ferraz Costa, que vislumbrava a realização de um coral no condomínio Colina das Estrelas, o grupo é focado no objetivo de proporcionar atividade musical aos condôminos.

O pré-requisito para os interessados era gostar de cantar, sem exigir dos participantes conhecimento musical. No entanto, a necessidade de um profissional para dirigir o coral trouxe a maestrina Karin. E o coral, a partir de então, tem realizado diversas apresentações.

Atualmente, o Coral das Estrelas conta com 30 participantes e o repertório é composto, basicamente, por música brasileira e de contos de Natal.

Já o Coral do Envelhecer é regido por Rosa Maria. O corpo musical foi instituído como uma das atividades do projeto, criado em 2007, para oferecer, diariamente, diversas atividades físicas aos idosos, sob a orientação de profissionais de educação física, como alongamento, caminhada, musculação, dança, yoga e canto.

As apresentações dos dois grupos, conforme Binho, atende a uma das sete práticas do cooperativismo, que é o cuidado com a comunidade. “E o nosso cuidado é resgatar a boa música dos corais da nossa cidade”, complementa o publicitário.

Publicidade