Camerata e Grupo de Choro fazem apresentações com entrada gratuita

Salão ‘Villa-Lobos’ e ‘Procópio Ferreira’ receberão grupos na terça-feira

739
Grupo de Choro fará exibição no Teatro Procópio Ferreira (foto: Arquivo Conservatório de Tatuí)
Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia

Na noite de terça-feira, 23, o Conservatório Dramático e Musical “Doutor Carlos de Campos” realizará, gratuitamente, concertos de dois grupos artísticos.

O primeiro a se apresentar será a Camerata de Violões, a partir das 19h, no Salão “Villa-Lobos”. Uma hora depois, às 20h, o Grupo de Choro fará show no palco do teatro “Procópio Ferreira”.

Formada em 1996, a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí é considerada “a representante máxima da excelência no ensino de violão clássico da instituição e surgiu com o objetivo de fornecer alto aperfeiçoamento artístico aos estudantes”.

A assessoria de comunicação do Conservatório, a Camerata mantém projetos de pesquisa e divulgação de compositores brasileiros e internacionais, buscando a promoção da grande diversidade de obras escritas para violão.

No concerto, o repertório será composto por obras de Johann Sebastian Bach, Antônio Vivaldi e Tomaso Albinoni.

Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia

A coordenação é do violonista Edson Lopes, formado no Conservatório de Tatuí e também na Trinity College of Music, de Londres. Premiado em diversos concursos, com destaque para o II Concurso de Jovens Instrumentistas, promovido pela Rede Globo, no programa “Concertos para a Juventude”, e o I Concurso Nacional de Violão, realizado pelo Banco do Brasil.

Em 1979, Lopes frequentou o XXII “Curso de Música en Compostela”, na Espanha, sob a orientação do professor José Tomás, assistente de Andrés Segovia, sendo considerado o “aluno mais destacado”, o que lhe garantiu, como prêmio, uma nova bolsa de estudos para o ano seguinte.

Já o Grupo de Choro, criado em 1993, “é um dos grandes incentivadores do gênero no Brasil que possui uma notável capacidade de improvisação, versatilidade e vasto repertório”.

Ele se apresentara em diversos pontos do estado de São Paulo, incluindo o Teatro Claudio Santoro, em Campos de Jordão, no Sesc Paulista, pelo programa “Brasil Instrumental”, da TV Sesc-Senac, no palco da TV Cultura, dentro do programa “Jazz & Companhia”, no Memorial da América Latina e na Sala São Paulo.

Na terça-feira, o grupo interpretará: “Acerta o Passo” e “Cochichando”, de Pixinguinha; “Perigoso”, de Ernesto Nazareth; “Inclemência”, de Guerra-Peixe; “Saia Dessa”, de Esmeraldino Sales; “Porangabinha” e “Pingo no Coreto”, de Pacheco; “Tão Só”, de Izaías de Almeida; “Chorinho de Gafieira”, de Astor Silva; “Sarau pra Radamés”, de Paulinho da Viola; e “Tico-Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu.

O violinista Alexandre Bauab Júnior é o responsável pela coordenação do Grupo de Choro. Ele é formado em violão clássico pelo Conservatório de Tatuí e em educação artística pela Faculdade Asseta de Tatuí.

Frequentou vários cursos extracurriculares no Brasil e exterior, e atua como professor no Conservatório desde 1991. Em 1993, fundou o Grupo de Choro, que deu origem, no ano seguinte, à área de choro na instituição.

Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova