Blocos de rua dão início aos ensaios em preparação ao Carnaval de 2020

Banda do Bonde promove atividades abertas ao público nesta semana

415
Banda do Bonde é uma das atrações do Carnaval tatuiano
Publicidade
Da redação

A menos de 50 dias do Carnaval, as agremiações tatuianas já iniciaram os ensaios e preparativos para as festividades no município. No sábado, 11, a bateria da Banda do Bonde realizou o primeiro ensaio, no ginásio de esporte da Associação Atlética XI de Agosto.

Os encontros do bloco seguem às sextas-feiras, das 20h às 22h. Já aos sábados, às 17h30, há uma apresentação musical e, a partir das 19h, começa o ensaio da bateria.

Além dos integrantes da agremiação e associados do clube, os encontros são abertos a qualquer pessoa, mediante pagamento de taxa de entrada.

De acordo com o cenógrafo e artista plástico Jaime Pinheiro, um dos fundadores da Banda do Bonde, em conjunto com Jorge Ribeiro e Sérgio Gonçalves de Oliveira, o Lagartixa, a entrega das camisetas do grupo começam na próxima segunda-feira, 20.

A primeira remessa dos abadás será exclusiva aos foliões que já integram a Banda do Bonde. Posteriormente, nos últimos dias de janeiro, as camisetas começam a ser disponibilizadas aos interessados em participar do bloco pela primeira vez.

Publicidade

“Haverá uma segunda etapa de entrega das camisetas aos novos participantes. Se entregarmos a todos de uma única vez, não temos como suprir toda a demanda”, informou Pinheiro.

Ele conta que, em 2019, cerca de 800 pessoas, além dos integrantes da bateria, participaram das atividades carnavalescas da Banda do Bonde. Neste ano, até o momento, a bateria do bloco conta com 130 membros.

Contudo, Pinheiro ressalta que a organização deseja não superar o número do ano passado. “Queremos parar nessa quantia alcançada. É o número limite de participantes para preservarmos o conforto e a segurança”, destacou.

“Não dá para termos um número maior de foliões. Caso contrário, ficaria desconfortável e difícil de manter o controle. Então, saem alguns integrantes, entram outros, mas a base se mantém a mesma”, complementou Pinheiro.

Conforme o fundador do bloco, a expectativa para o Carnaval de 2020 é boa. A agremiação manterá o modelo de atividades tradicional com dois passeios por ruas do município, passando pela Praça da Matriz, e duas festas restritas nas dependências do XI de Agosto.

Os passeios da Banda do Bonde acontecerão no dia 23 de fevereiro, um domingo, às 20h, e na terça-feira, 25 de fevereiro, a partir das 19h. A folia seguirá com a “Festa do Bonde”, no sábado, 22 de fevereiro, e a “Festa à Fantasia”, dois dias depois.

“São festas com muita música e bastante divertimento. O repertório é sempre bem selecionado, contando com marchinhas e sambas-enredo, buscando uma qualidade musical com letras que não tenham bobagem”, declarou.

“Estamos com um formato bem estruturado e, basicamente, voltado às famílias. Prezamos pela segurança e, por isso, os bailes são exclusivos aos participantes do bloco”, completou Pinheiro.

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, está programando as atividades ao Carnaval 2020 no município.

Nesta quarta-feira, 15, no Centro Cultural, o titular da pasta, Cassiano Sinisgalli, realiza a segunda reunião com dirigentes das agremiações tatuianas – o primeiro encontro ocorreu no dia 11 de dezembro.

As atividades carnavalescas foram divulgadas como “uma das prioridades” da atual administração. O Executivo optou por não realizar nenhum evento comemorativo ao Réveillon, priorizando o investimento com a programação do Carnaval 2020.

O secretário antecipou que a programação deverá seguir os mesmos moldes de anos anterior, promovendo exposições de fotos, ensaios abertos, “esquentas” com apresentação de blocos na Praça da Matriz, aos sábados, a partir das 11h, e o pré-Carnaval do CEU das Artes e do distrito de Americana.

Conforme Sinisgalli, serão quatro dias de folia e atividades na Praça da Matriz. Nos dias 22 e 24 de fevereiro, a partir das 21h, deverão ocorrer bailes carnavalescos com abertura do Cordão dos Bichos e atrações musicais com bandas e DJ.

Já nos dias 22 e 24 de fevereiro, o espaço público deverá receber duas matinês no período da tarde. À noite, o local será palco de encontros dos blocos de rua formados por associações e clubes de serviços.

De acordo com o titular da pasta, além da Banda do Bonde, a Império do Samba e o Bloco Unidos da Americana já iniciaram os ensaios. O Bloco do Clube de Campo deve iniciar os preparativos ainda nesta semana.

Sinisgalli revelou que, no momento, o processo de organização está em fase de coleta de informações necessárias para que, posteriormente, os técnicos da área de cultura e turismo da prefeitura possam estudar a logística necessária e definir datas e horários para a programação oficial.

Após a confirmação das atividades, segundo Sinisgalli, os organizadores promoverão uma reunião técnica envolvendo Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, departamentos municipais e seguranças.

“A equipe de TI (tecnologia da informação) da prefeitura será responsável por todas as câmeras de monitoramento da Praça da Matriz, interligadas com a GCM. Todos estarão envolvidos na segurança do evento”, frisou o secretário municipal.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome