‘Agricultura’ executa cadastro de criadores de bovinos e búfalos

 

A Casa da Agricultura, órgão da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente estão realizando cadastro de proprietários de rebanhos bovinos e bubalinos que ainda não se inscreveram no Gedave (Gestão de Defesa Animal e Vegetal), do órgão estadual.

O sistema de gerenciamento de defesa agropecuária faz o controle de vacinação da febre aftosa. Até maio, será realizado o controle de bovinos e bubalinos com idade inferior a 24 meses e, em novembro, de todo o rebanho.

Ao acessar o sistema Gedave, o criador também pode emitir GTAs (guias de trânsito animal). A guia é o documento necessário para a movimentação de animais em todo o território nacional e permite segurança e controle sanitário do rebanho.

“Esse cadastro facilita o trabalho do produtor, que não precisará se dirigir até o Escritório de Defesa Agropecuária de Itapetininga. Em Tatuí, temos, aproximadamente, 850 produtores, e nem todos ainda estão inscritos no Gedave”, explicou o chefe da Casa da Agricultura local, veterinário Wisner Castilho, por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura.

O primeiro passo para ter acesso ao sistema Gedave é se dirigir à Casa da Agricultura e preencher requerimento de acesso, com cópia da identidade, do CPF (Cadastro de Pessoa Física), comprovante de endereço e e-mail válido.

Os técnicos encaminham o requerimento à Defesa Agropecuária, que, em dois ou três dias, faz uma devolutiva com “login” e senha para o e-mail cadastrado. Depois, o produtor que tiver dúvidas no envio das declarações “on-line” ao Gedave pode buscar orientações na Casa da Agricultura.

O órgão local funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, e está situada na rua 13 de Maio, 1.084, no centro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3251-4386 e 3305-4385.