Aeroclube recebe campeonato nacional

    Competição de acrobacias aéreas começa na 5ª; Esquadrilha da Fumaça é destaque

    2301
    Esquadrilha da Fumaça é apenas uma das atrações do evento promovido na cidade (foto: AI Prefeitura / Fábio Cabrera)
    Publicidade
    Siltec

    O Aeroclube de Tatuí promove quatro dias de grande evento nesta semana. Entre as atividades, que acontecem de quinta-feira até domingo, 18 a 21, estão o 7º Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea e apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

    A competição, organizada pelo Comitê Brasileiro de Acrobacia e Competições Aéreas (CBA), com apoio do Aeroclube de Tatuí e da prefeitura, terá a presença de cerca de 30 aeronaves.

    Nos dois primeiros dias, as disputas ocorrem das 10h às 18h e, no último, das 10h às 13h. Em todos os dias, às 19h, haverá entrega de medalhas aos pilotos com as melhores classificações na prova do dia.

    No último dia de disputas, será realizada a solenidade de entrega dos troféus aos vencedores de cada umas das cinco categorias – básica, esporte, intermediária, avançada e ilimitada – e do troféu de campeão brasileiro, seguida de jantar de confraternização.

    Ainda no sábado, a partir das 13h, o Aeroclube receberá apresentação da Esquadrilha da Fumaça, além de show aéreo com os pilotos participantes da competição, exibição aérea do jato “L-39”, acrobacia de planador, aeromodelismo e paraquedismo.

    Publicidade
    Siltec

    O público terá à disposição, diariamente, praça de alimentação, espaço kids e estacionamento privado. No sábado, 20, também haverá um palco com shows de bandas locais e uma barraca com itens da Esquadrilha da Fumaça.

    Mesmo com o encerramento do campeonato nacional, no domingo, o público ainda poderá visitar o simulador de voo e aeronaves e participar de voos de passeio de planador. Entre 10h e 17h30, será realizado um show aéreo, com as aeronaves participantes do evento.

    O diretor de segurança de voo Thalles Coutinho informou a O Progresso que o CBA se reuniu com o Aeroclube de Tatuí com o interesse de promover, no município, o Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea, aberto ao público.

    “Até então, tratava-se de uma competição fechada ao público. Portanto, é a primeira vez na história que o evento será aberto à população”, ressaltou Coutinho.

    Ele reforça que as expectativas estão “excelentes” – “inclusive, melhor que do era imaginado”. Coutinho destacou a infraestrutura preparada no Aeroclube, “de primeiro-mundo”, para receber os amantes da aviação.

    “Será uma oportunidade sensacional ao município, e tenho certeza de que o público vai gostar. Esperamos que a população compareça em peso”, reforçou.

    “Eu, que aprendi a voar em Tatuí, estou muito orgulhoso com a realização do evento. Agora, estamos nos preparando para fazer um grande evento do maior campeonato da América Latina”, completou o diretor.

    Coutinho, assim como o piloto “BolaFly”, participarão do show aéreo de planadores. O município ainda será representado pelos pilotos Arthur Mazzucatto e Kaio Puertas – este último, atual vice-presidente do Aeroclube de Tatuí.

    De acordo com o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, a competição deve ser vista com “olhos turísticos”.

    Ele observa que, além dos pilotos que já estão treinando no município, os demais estarão hospedados e se alimentando em restaurantes locais por pelo menos três dias.

    Conforme Sinisgalli, cada um dos 30 pilotos deve vir a Tatuí com uma equipe de, no mínimo, cinco ou seis pessoas. “Somente dessa forma já movimenta a rede hoteleira e os restaurantes da cidade, sem contar os visitantes que assistirão ao evento”, afirmou.

    O secretário reconhece que haverá uma maior presença de público durante a apresentação da Esquadrilha da Fumaça e acredita que cerca de 20 mil pessoas comparecerão ao Aeroclube de Tatuí durante os quatros dias.

    “Quem é amante de aviação e gosta de manobras não poder perder. Haverá a Esquadrilha da Fumaça, e a parte de acrobacias do campeonato é ainda mais radical”, salientou Sinisgalli.

    Esta será a segunda vez, somente em 2019, que uma parte do espaço aéreo local ficará restrita a operações. Em março, o município foi palco do 61º Campeonato de Voo a Vela do Sudeste. Na oportunidade, o piloto Eduardo Costa Rodrigues, representante do Aeroclube de Tatuí, conquistou o título da classe “kw1/clube”.

    O campeonato marcou o retorno das competições do gênero ao Aeroclube de Tatuí. Anteriormente, a última etapa de algum torneio aéreo sediado na cidade havia sido em 1990.

    Publicidade
    Siltec