Acesso do Santa Rita tem término previsto para o fim deste mês





AC Prefeitura / Evandro Ananias

População do bairro e adjacências já utiliza dispositivo de acesso

 

Intitulado como o bairro mais populoso do município, o Jardim Santa Rita de Cássia terá dispositivo de acesso e “outras melhorias” no trânsito concluídas neste mês. A previsão é do Departamento Municipal de Comunicação e Gestão Estratégica e inclui o asfaltamento da rua Osmil Martins.

Segundo a Prefeitura o bairro conta com, aproximadamente, 15 mil moradores. As obras em fase de término visam “melhorar o trânsito na entrada do bairro”, principalmente, nos horários de “pico” (12h e 17h). Elas contemplam um dispositivo de acesso na rua Teófilo Andrade Gama pela Benedito Nunes, pintura de faixas de solo e a pavimentação de outra rua de saída do bairro.

Na semana passada, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, visitou as obras. Ele esteve acompanhado do vereador Dione Batista e do presidente de Associação dos Moradores do Jardim Santa Rita, Alessandro Lirola.

Além da sinalização, o dispositivo ganhará lajotas no canteiro. O trabalho estará a cargo da equipe da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura.

De acordo com o diretor do Demutt (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes), Francisco Antônio de Souza Fernandes, o Quincas, a obra foi realizada por conta do “alto índice de acidentes registrados no cruzamento”.

“Era uma reivindicação antiga dos moradores. Nós ouvimos atentos, estudamos e diagnosticamos a necessidade da construção. Ele está quase pronto, mas já está sendo usado pela população que está muito satisfeita”, afirmou.

Segundo a Prefeitura, apesar de parecer “simples”, a medida é parte de um novo projeto para o trânsito da região. Ele inclui o viaduto que liga os bairros Rosa Garcia 1 e 2, a construção de uma nova avenida que serve de opção à Teófilo de Andrade Gama, e a abertura de rua de acesso ao Parque San Raphael.

“O prefeito Manu tem mostrado que realmente trabalha com planejamento, pois, além de levar as casas populares para aquela região, já vem fazendo alterações no fluxo de carros, porque certamente a zona sul da nossa cidade será a que mais irá se desenvolver nos próximos anos”, disse, em nota, o vereador.

Também por meio da assessoria, o prefeito destacou outras duas obras que serão realizadas no primeiro semestre deste ano. A primeira é a pavimentação da rua Osmil Martins, a segunda, a implantação de uma ciclovia.

A via para o trânsito exclusivo de bicicletas terá três quilômetros de extensão. Ela compreenderá o trecho entre a UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dr. Medardo Costa Neves”, no Rosa Garcia até o Jardim Gramado.

Conforme a Prefeitura, o trajeto contará com “pintura especializada”, com demarcação viária, placas informativas de quilometragem percorrida e tachas refletivas.

“O Santa Rita tem atenção especial do nosso governo”, citou o prefeito em comunicado. Manu enumerou ações na Saúde e Educação. Entre elas, a implantação do Pronto Atendimento com fluxo de 600 pacientes por mês e a construção de creche e de escola de ensino infantil.

Ele também destacou que a Prefeitura levou para o bairro o terceiro posto do Acessa São Paulo, do município, está construindo escola de ensino médio em parceria com o governo do Estado e prevê casas populares para a região.