A força do Santa

440
Publicidade





Há 7 anos, o “Cobra Coral” desapareceu da grande mídia do futebol brasileiro. Rebaixado da serie A, o Santa Cruz de Recife (PE) perambulou por outras séries do futebol. No começo de novembro, voltou, saindo da série C e galgando a série B.

Mesmo assim, foi uma grande festa, mostrando que o futebol nordestino sempre esta em alta, e a torcida, apaixonada, acompanhando as equipes não só em Pernambuco, mas em quase todos os nove Estados da região.

A foto mostra uma grande equipe do Santa Cruz que comemorará seu centenário no próximo ano. Era o time campeão de 1957, com alguns jogadores que ficariam famosos aqui no futebol paulista. Podemos ver em pé: Sidnei, Diogo, Aníbal, Aldemar, Edinho e Zequinha. Agachados: Lanzoninho, Rudmar, Mituca, Faustino e Jorginho.

Aldemar e Zequinha seriam campeões no Palmeiras na década seguinte. Aníbal foi o goleiro do Sporting de Portugal, que, em 1960, tomaria o primeiro gol na inauguração do Morumbi com o tento histórico de Peixinho, na vitoria do São Paulo por 1 a 0. O paranaense Lanzoninho atuou por vários clubes, entre eles, o Corinthians. O zagueiro Diogo e o atacante Mituca defenderam o Juventus, o moleque travesso da Mooca.

Publicidade

Grandes craques, grandes clubes e equipes que estão na história do futebol.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade


Publicidade