6ª edição do projeto Férias no Museu acontecerá de 19 a 22





Começa na terça-feira da próxima semana, 19, a sexta edição do projeto Férias no Museu, intitulado “Nós e a Natureza”. A programação acontecerá até o dia 22, das 15h às 18h.

As inscrições seguem até segunda-feira, 18, pelo telefone 3251-6586, pelo e-mail (mhpstatui@gmail.com), ou no museu, localizado na praça Manoel Guedes, 98, no centro. As vagas são limitadas a dez participantes por grupo.

A diretora do MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”), Raquel Fayad, explica que a intenção é “usar a praça, as árvores, as sementes e galhos que caem para realizar trabalhos de arte, para tratar com as crianças e adolescentes os cuidados que devem ser tomados com a natureza que nos rodeia, e como a literatura, a arte e esse cuidado se envolvem no trabalho realizado dentro do museu”.

Nos dias 19 e 20, acontecerá a oficina de literatura, com a equipe educativa do MHPS, e os participantes devem ter entre 13 a 16 anos. A oficina terá poesias, textos, reportagens de jornal e a tragédia de Mariana (Minas Gerais), para que os participantes possam desenvolver textos sobre o tema.

Nos dias 21 e 22, a oficina de arte, com Neiva Telles. Nela, as crianças recolherão as folhas, galhos e sementes que estiverem caídas no chão, e, a partir disso, serão orientados a criar trabalhos de arte.

Raquel sustenta que não será retirado nada do que estiver “vivo” nas árvores, apenas aquilo que estiver no chão. Os participantes devem ter entre 3 a 12 anos.

Também nos dias 21 e 22, Ana Maria de Souza desenvolverá ioga para as crianças de 3 a 12 anos, trazendo “a questão da natureza” e ensinando como meditar e relaxar.

Na sexta-feira, 22, a equipe do MHPS organizará um piquenique na praça, e, às 18h, Géssica Gralhóz coordenará uma “dança circular” no local.

A organização da sexta edição do projeto Férias no Museu é da equipe do MHPS, contando com convidados e parceiros. “Tanto da minha parte da administração, a divulgação e o pessoal do educativo, todos nós trabalhamos em conjunto”, afirmou Raquel.

Segundo ela, a proposta é receber dez crianças em cada oficina, pois esse é o número ideal para atendimentos no MHPS. Elas poderão participar nos dois dias de oficina, caso haja vaga.

“A literatura, as artes plásticas e o que acontece na nossa vida atual, o que nos rodeia. A nossa praça, a nossa natureza e como a natureza está sendo vista no nosso país”, apontou Raquel como sendo focos do programa.

Os participantes serão convidados a levar um lanche para o piquenique a ser realizado no final de cada dia de oficina. “É importante construir essa relação com esse espaço (o museu), que também faz parte da nossa historia”, finaliza.

 

História

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” foi construído em 1920 e, atualmente, é um dos principais pontos turísticos do município.

Antes de se tornar espaço cultural, o prédio da praça Manoel Guedes foi, inicialmente, projetado para abrigar uma cadeia e, posteriormente, sediou o fórum da cidade. Passou por várias reformas, mas seu projeto inicial foi sempre mantido.

O subsolo é dedicado a contar as participações de tatuianos em conflitos armados e às curiosidades do acervo do museu. No térreo, a vida e obra do escritor e jornalista Paulo Setúbal podem ser apreciadas pelos visitantes.

O pavimento superior mostra a formação da cidade, os movimentos populacionais, os primeiros habitantes, os colonizadores e os conflitos gerados por eles, além de registrar a presença dos tropeiros na região.