56,15% de participação dão vitória a Tatuí­ contra peruana Huamanga





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Prefeito participou de caminhada que reuniu alunos da rede municipal e participação da população na quarta

 

A participação de alunos de escolas municipais, servidores públicos e populares em atividades realizadas na quarta-feira da semana passada, dia 27, renderam a Tatuí mais uma vitória no “Dia do Desafio”. O Sesc (Serviço Social do Comércio) confirmou na sexta-feira, 29, a informação antecipada à imprensa pelo Departamento Municipal de Comunicação e Gestão Estratégica.

O setor divulgou na manhã do dia seguinte ao evento, quinta-feira, 28, o resultado. Em nota, a Prefeitura destacou o percentual de participação dos munícipes na ação realizada em 3.165 cidades de 23 países. Mencionou que Tatuí venceu “de goleada” a cidade peruana de Huamanga na edição 2015 do Dia do Desafio.

De acordo com o Sesc, a adversária registrou apenas 0,52% de participação, com 1.216 pessoas praticando exercícios físicos por, pelo menos, 15 minutos. Em Tatuí, houve 60.266 pessoas em atividades. Os dados são repassados pelas prefeituras à entidade organizadora na América Latina.

Apesar da vitória, o percentual de participação registrado neste ano pela “Capital da Música” é menor que o computado no ano passado. Em 2014, conforme a Prefeitura, Tatuí venceu Salto com 64,73% de participação da população.

Em 2015, o destaque da programação se manteve com o projeto “Vâmo a Pé”, na terceira edição. A iniciativa visa estimular o hábito da caminhada entre a população.

A caminhada teve início às 9h30 com saída da frente da Prefeitura e passagem por ruas centrais. De acordo com a Prefeitura, mais de 2.000 pessoas participaram. Entre elas, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, que caminhou ao lado das estudantes da rede pública municipal de Educação.

Ainda conforme a Prefeitura, Manu realizou exercícios e exames de pressão arterial e glicemia na tenda da saúde, localizada na Praça da Matriz. O espaço recebeu público para diversas atividades, no período das 7h às 22h. Entre elas, as aulas de capoeira, judô, balé, zumba e de alongamento.

A Matriz também contou com espaços para disputas de três modalidades esportivas: vôlei, basquetebol e futebol. O público pôde, ainda, utilizar bicicletas por meio do projeto “Pedala Comigo” e conferir apresentações musicais.

“Foram 15 horas de programação voltada à população, tudo com o intuito de promover a prática de atividade física e uma vida saudável”, iniciou o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Miguel Lopes Cardoso Junior.

Para ele, a competição serviu apenas de estímulo ao hábito diário de atividades físicas, uma vez que “o grande objetivo é a qualidade de vida da cidade”.