1º Encontro de Capoeira acontece até este domingo na Pça. Matriz

282
Publicidade





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Evento de capoeira integra programação de aniversário da cidade

Desde esta sexta-feira, 9, a cidade é sede do 1º Encontro Estadual de Capoeira, por meio de parceria entre a Prefeitura e o Grupo de Capoeira Regional Paulista. O evento faz parte da programação esportiva das comemorações do aniversário de 187 anos de Tatuí.

A abertura oficial da programação aconteceu com roda de capoeira na Praça da Matriz, às 19h. Neste sábado, 10, o Ginásio Municipal “Araão Donizeti Guerra” recebe ciclo de oficinas e aulas abertas sobre a modalidade.

Às 10h, destaca-se apresentação de “capoeira angola”, com o mestre Meinha; às 14h, é a vez da “capoeira regional”, com o mestre Maya; às 16h, há palestra com o mestre Pinatti.

Publicidade

Também no sábado, às 19h, tem início o Festival de Capoeira, com a presença de alguns dos principais mestres do país, como Meinha, Pinatti, Maya, Topete, Tuim, Gibe, Jones, Marcão, Acada, Ligeirinho, Luisão, Oró e Ciça, além de contramestres de “igual prestígio”, como Ligia, Eduardo e Marcão.

O encerramento das atividades acontece no domingo, 11, durante o desfile cívico, em que o Grupo Capoeira Regional Paulista e outros convidados participarão da parada na rua 11 de Agosto.

“Este evento será muito importante para a cidade, pois irá reunir mestres renomados, além de participantes de 25 cidades do país. Nosso objetivo principal é sempre promover e transmitir, em especial às crianças e jovens, o conceito de socialização através da prática saudável do esporte”, afirmou o contramestre tatuiano Antônio Lablak.

Já o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Miguel Lopes Cardoso Júnior, lembrou que a capoeira local vem sendo destaque ao longo dos anos, seja na realização dos festivais, que em 2013 chegam à quinta edição, seja nos bons resultados obtidos em eventos e torneios, como os Jogos Regionais do Interior.

“Mais do que um esporte, a capoeira é um retrato cultural e histórico do nosso país, merece ser valorizada e preservada como patrimônio brasileiro. Nada mais justo que, no aniversário de Tatuí, tenhamos um encontro dessa envergadura”, finalizou.


Publicidade