Natália Sperândio
Evento reuniu média de quase 200 pessoas por noite
Alunos e ex-alunos do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí “Dr. Carlos de Campos” e do curso de produção fonográfica da Fatec (Faculdade de Tecnologia) “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo” realizaram o 4o Festival Paralelo Edição Canjazz, entre os dias 21 e 25 de julho, no Hortelã Centro Gastronômico.
Um dos organizadores do evento, Rafael Gandolfo Scherk, explicou que o festival é um movimento para reunir músicos e simpatizantes em “canjas” e expandir o trabalho feito no Conservatório.
O Festival Paralelo acontece nas férias da escola, com professores e alunos envolvidos na execução, produção e organização do trabalho.
“O festival tem caráter específico: tem um grupo que abre e, após a apresentação, é aberto para as canjas, que a gente fala ‘palco aberto’. É onde os grupos se formam e tocam jazz, música brasileira, instrumental e universal”, explicou Scherk.
De acordo com o organizador, o objetivo do evento é criar um ambiente informal para os músicos durante a semana do “Painel Instrumental”, evento consagrado à música brasileira e realizado pelo Conservatório, com apoio das empresas Roland e Contemporânea.
Scherk afirmou que o intuito é aproveitar a vinda de músicos renomados à cidade, “para criar uma interação entre a população e eles, oferecendo mais cultura e diversidade à comunidade”.
“É um evento que depende da cooperação das pessoas, na música e em empréstimo de equipamentos. São movimentos participativos e cooperativos entre os músicos de fora e daqui”, salientou.
Até quinta-feira, 24, Scherk disse que a média de público estava entre 150 e 200 pessoas por noite.
Todas as apresentações foram gravadas por uma equipe de alunos e professores da Fatec.
O organizador afirmou que ele e a outra produtora do evento, Renata Brugnerotto, estão à procura de um espaço para eventos de “canja” durante todo o ano letivo.
“A Canjazz a gente faz quinzenalmente, durante o ano. Só que, neste semestre, estamos sem local definido, porque não temos ninguém para ceder espaço para esse tipo de evento”, afirmou Scherk.
Para dúvidas, informações ou sugestões de locais para apresentações, ligar para o telefone (11) 95823-5374.