Música antiga é destaque no iní­cio da Semana de Prática de Conjunto





O Grupo de Performance Histórica Jovem e o Ensemble de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí fazem a abertura da “Semana de Prática de Conjunto”. Trata-se de uma série de 13 concertos gratuitos integrados por grupos de diferentes áreas da instituição.

As apresentações acontecem de 12 a 20 de abril, em duas unidades do Conservatório de Tatuí. A primeira será nesta terça-feira, às 20h, no teatro Procópio Ferreira, à rua São Bento, 415.

Sob coordenação geral de Max Ferreira e orientação de Débora Ribeiro e João Guilherme Figueiredo, alunos da área de Performance Histórica apresentam-se em concerto de duas partes. O diferencial é a utilização de réplicas de instrumentos da época.

Na primeira parte, apresenta-se o Grupo de Performance Histórica Jovem, orientado pela professora Débora Ribeiro. Serão executadas obras dos séculos 16 e 17, compostas por Orlando de Lassus e John Dowland.

Integram o conjunto: Alexia Martins Santana e Pâmela Roberta Marques Lopes (flauta doce), Bianca Marques Milanda (alaúde), Jefferson Gonçalves Munhoz (violão) e Gustavo Cardamone Carloni (viola da gamba).

Na segunda parte do concerto, será a vez do Ensemble de Performance Histórica, do professor João Guilherme Figueiredo. O grupo apresentará três peças de Antonio Vivaldi: a “Abertura em ré maior”, o “Concerto para violoncelo e orquestra em sol menor” (com solos do professor João Guilherme no violoncelo barroco) e a “Abertura Olimpiade”, em três movimentos.

O Ensemble é integrado por Letizia Taboada Roa e Paulo A. Camilotti Tavares (violino), Carlos Alexandre Martins (viola), Jaqueline Abasto Macias (viola da gamba), Gustavo Cardamone Carloni (violoncelo), Ivan Roberto de Oliveira Júnior (guitarra barroca), Letícia Felícia de Carvalho (contrabaixo) e Juan Martins Gonzales (cravo).

A área de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí conta com cursos de flauta doce, cravo, baixo contínuo, cordas dedilhadas históricas, violino barroco, viola barroca, viola da gamba, violoncelo barroco e fortepiano, sendo este último, o único curso oferecido no Brasil.

A área conta também com o Grupo de Performance Histórica, Ensemble de Performance Histórica e Ensemble de Performance Histórica Jovem, que vêm desenvolvendo importante trabalho de interpretação historicamente orientada.

A área de Performance Histórica oferece, tanto para a aula como para estudo dos alunos os seguintes instrumentos: dois cravos franceses de dois manuais, um cravo italiano de um manual, uma espineta inglesa, um cloavicórdio não trastado e um fortepiano vienense de cinco oitavas.