Museu recebe exposição com relíquias do barroco nacional

299





Divulgação

Oratórios e objetos expostos em Tatuí integram acervo de Ouro Preto

 

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” prepara mais uma novidade. Trata-se da exposição “Oratórios – Relíquias do Barroco Brasileiro”, que terá abertura oficial na sexta-feira, 27, a partir das 19h.

A mostra é uma iniciativa do Instituto Cultural “Flávio Gutierrez” e do Grupo CCR-SP Vias, em parceria com a Prefeitura de Tatuí.

A exposição contará com 115 oratórios, objetos de culto e imagens sacras dos séculos 17 ao 20, pertencentes ao acervo do Museu do Oratório, instalado, desde 1998, na cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais.

Reunidos pela colecionadora e presidente do Instituto Cultural “Flávio Gutierrez”, Ângela Gutierrez, os oratórios, doados ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, retratam parte da história de Minas Gerais e do Brasil.

A mostra demonstra os usos, costumes, tradições, hábitos e características do ciclo do ouro e dos diamantes, além das contribuições “afro-luso-ameríndias”, que, de acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, “fundem-se na formação cultural brasileira”.

O acervo também oferece detalhes valiosos da arquitetura, pintura, vestuário e costumes da época em que foram produzidos.

Em Minas Gerais, a exposição recebeu mais de 1,5 milhão de visitas no casarão histórico de três andares onde, durante algum tempo, morou Aleijadinho, o mais importante escultor barroco do Brasil.

A diretora do “Paulo Setúbal”, Raquel Fayad, explica que a história da arte e da arquitetura se revela no conjunto dos oratórios, por meio da influência barroca, rococó e neoclássica.

“Esta coleção reconhecida em todo o mundo foi que levou o Museu do Oratório a ser frequentemente convidado a expor suas peças em eventos nacionais e internacionais de grande expressão”, comenta.

A abertura da exposição terá, ainda, as apresentações da Camerata Corelli e do Coral “Professor José dos Santos”. A mostra segue em cartaz até 27 de outubro.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”  está localizado na praça Manoel Guedes, 98, centro. A visitação é gratuita e acontece de terça a sexta, das 8h30 às 18h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.