O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, equipamento de Cultura da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, da Prefeitura, fará parte da 16ª Semana Nacional de Museus.
A iniciativa vai acontecer de 14 a 20 de maio e terá diversas atividades, que estão sendo programadas especialmente para ela. Com o tema “Museus Hiperconectados: Novas Abordagens, Novos Públicos”, que foi proposta pelo Ibram (Instituto Nacional de Museus), a semana foi batizada, pela equipe cultural do museu de Tatuí como “Museu Paulo Setúbal, a História em suas Mãos”.
As ações que deverão ser desenvolvidas no município serão: bate-papo, música, lançamento de aplicativo, exibições cinematográficas e exposições de artes plásticas.
“Uma gama de ações que permitirão aproximar o público da vocação do museu, que é disseminar personalidades e a história de nossa cidade”, afirma o diretor municipal da Cultura, Rogério Vianna.
O Museu Histórico “Paulo Setúbal” ocupa um imóvel histórico no centro da cidade. Construído em 1920, o prédio é um dos principais pontos turísticos do município.
O acervo é composto por objetos que pertenceram ao patrono Paulo Setúbal, destacando-se o fardão e o discurso de posse na Academia Brasileira de Letras, além de móveis e utensílios de moradores da cidade.
“Desde já, convidamos toda a comunidade para participar dessa semana, que visa novas conexões entre o museu e seus usuários, além de buscar novos públicos para esse equipamento municipal de cultura de grande importância para o interior paulista”, conclui.
Semana Nacional
O Dia Internacional de Museus é comemorado em 18 de maio e o Ibram (Instituto Nacional de Museus), há 16 anos, convida os museus de todo território nacional para, nessa semana, desenvolverem uma programação especial em prol à data. A ação tem se tornado, nos últimos anos, um instrumento de acesso à cultura e de visibilidade dos museus.