‘Museu nos Bairros’ quer envolver mais pessoas na 2ª edição





Raquel Fayad

Oficinas teatrais fizeram parte da programação da primeira edição do ‘Museu nos Bairros’

 

A primeira edição do projeto “Museu nos Bairros” foi realizada dia 12, sábado, na vila Esperança, e avaliada como “um grande sucesso” pela coordenadora do Museu “Paulo Setúbal”, Raquel Fayad.

“Nós esperávamos um número maior de participantes, mas, mesmo assim, o resultado foi positivo, pois a interação de quem participou foi muito boa, tanto nas oficinas quanto nas peças teatrais”, relatou a coordenadora.

Raquel lembra que é normal “haver pontos a serem melhorados”, principalmente por se tratar de um projeto novo na cidade. “É a primeira vez, e já foi fantástico. Fizemos uma reunião pós-evento e levantamos os pontos favoráveis e os que podem melhorar”.

Ela informa que a programação foi bem aceita pelo público: “As atividades estavam excelentes e os grupos que escolhemos para participar são realmente profissionais”.

Entre as atrações, estiveram a Camerata Corelli, tocando ao ar livre, a Nossa Trupe Teatral e oficinas de pintura e jogos teatrais, comandadas pelo Núcleo de Pesquisas Teatrais Primeiro Andar.

“Vamos aprendendo conforme vai acontecendo. Foi um dia muito feliz. As pessoas que participaram puderam conhecer um pouco como é nosso museu. Muitos ficaram encantados com o projeto, acharam válido e querem que isso continue”, conta a coordenadora.

Raquel também ressalta que todos os responsáveis pela realização do projeto “Museus nos Bairros” já estão fazendo reuniões para elaborar novidades para a segunda edição, que acontece no dia 10 de maio, sábado, no bairro CDHU, das 9h ao meio-dia.

“Nós, da área de cultura, estamos sempre abertos para novas ações para melhorar os novos projetos, principalmente quando se trata de um projeto inovador como o ‘Museu nos Bairros’”, destacou.

A coordenadora adianta que, para a segunda edição, as escolas serão convidadas a participar. “O grupo teatral vai visitar cada unidade de ensino para divulgar o evento e dar uma amostra do que eles poderão ver no sábado”.

O projeto

O projeto “Museus nos Bairros” levará parte do acervo do “Paulo Setúbal”, vídeo institucional sobre as peças fixas, apresentações de teatro e música, oficinas de arte, jogos educativos, exposição de painéis interativos com imagens do próprio museu e “contação” de história para mais três bairros da cidade: CDHU, Jardim Santa Rita e Jardim Mantovani.

“O nosso Museu ‘Paulo Setubal’ é um presente, e precisa ser valorizado. Queremos que as pessoas participem, aproveitem a ‘ida do museu para o bairro’ e se insiram nesse universo artístico”, finalizou Raquel.