Museu de Tatuí recebe entrevistas com artistas locais em canal no YouTube

Série terá dez episódios (Foto: AI Prefeitura)
Carlos Serrão

Nesta quarta-feira, 30, às 12h, estreia no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube (https://bit.ly/2Yuui6i) o Projeto Vozes da Arte de Tatuí: Fortalecendo a Diversidade e a Representatividade por meio de Entrevistas com Artistas Locais. Contemplado pelo 3º Festival de Arte e Cultura, da prefeitura, o projeto tem como proponente Raul Galhego da Silva.

Serão dez episódios de entrevistas com artistas locais, com especial ênfase em mulheres, pessoas da comunidade LGBTQIAP+ e negros, apresentados por Jony Marcondes, também idealizador do programa junto com Raul Galhego. O primeiro episódio será Vozes da Arte Episódio 01 (Piloto) – Mariana Leme.

“O objetivo principal da proposta é promover a diversidade e a representatividade na cena artística de Tatuí, destacando a voz e o trabalho de artistas locais, com especial ênfase em artistas mulheres, pessoas da comunidade LGBTQIAP+ e pessoas negras”, comenta o proponente Raul Galhego da Silva.

Segundo ele, por meio da realização de entrevistas em vídeo, o projeto busca ampliar a visibilidade desses talentos, valorizando a produção artística local e fomentando a participação do público em eventos culturais da cidade. Além disso, “visa contribuir para o fortalecimento da cena cultural de Tatuí, estabelecendo um diálogo com a comunidade artística local e estimulando a criação de novas parcerias e colaborações entre os artistas”.

Ele conta que a estrela do episódio piloto, Mariana Leme, foi diretora musical e musicista em espetáculos teatrais em Penápolis. Também foi produtora executiva da Gravadora Experimental da Fatec “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”, onde está se formando em produção fonográfica. É estudante de trompete no Conservatório de Tatuí.

Editor audiovisual independente, Raul Galhego atualmente cursa o sexto semestre de produção fonográfica na Fatec.

Já atuou em diversas áreas, incluindo coordenação de equipes, produção de conteúdo audiovisual e edição de áudio. Foi coordenador da equipe de edição no projeto Biblioteca Falada, da Unesp Bauru, e trabalhou no projeto Revista Torta, também da Unesp Bauru, atuando no braço do projeto chamado RT na TV, responsável por converter para vídeo as matérias redigidas pelo projeto.

Atualmente, realiza edições de vídeos para redes sociais e está trabalhando na edição de um videoclipe para um artista de Jandira (SP).

Jony Marcondes é pianista, compositor e arranjador, letrista, cantor, escritor e produtor fonográfico. Atua desde meados de 2003 e está contando sua história musical cronologicamente por meio de seus álbuns disponibilizados nas principais plataformas de streaming.

Formado em Produção Fonográfica pela Fatec, atualmente é estudante de piano erudito no Conservatório de Tatuí.