Municí­pio classificado no grupo ‘C’ em mapa do turismo brasileiro





O enquadramento de Tatuí em categoria intermediária do “Mapa do Turismo Brasileiro” foi celebrado por lideranças locais da área, nesta semana, informa a assessoria de comunicação da Prefeitura.

Por conta de seus pontos turísticos – caso da Igreja Matriz, Aeroclube e teatro “Procópio Ferreira” – e do aumento na atração de turistas de diferentes Estados, a cidade avançou na classificação do Ministério do Turismo.

O órgão identificou o desempenho da economia do setor nos 3.345 municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro. O assunto foi uma das pautas da reunião do Comtur (Conselho Municipal do Turismo), realizada nesta semana.

Conforme o Ministério do Turismo, a categorização ocorreu a partir de uma nova metodologia que analisa quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais.

A partir desses dados, os municípios foram agrupados em cinco categorias. A categoria “A”, que representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem, tem 51 cidades, incluindo as 27 capitais brasileiras.

O grupo “B” tem 167 municípios, o equivalente a 5% das cidades avaliadas. Tatuí foi enquadrada na categoria “C”.

De acordo com o diretor municipal de cultura e desenvolvimento turístico, Jorge Rizek, o município tem muitos motivos para comemorar a conquista, pois apenas 504 municípios brasileiros estão nessa categoria.

“Fomos muito bem avaliados. O maior número de cidades do Mapa do Turismo, 2.623, ou seja, 78%, do conjunto avaliado, concentram-se nos grupos D e E”, completa.

A fim de fortalecer o desenvolvimento econômico e social, os turismólogos da Prefeitura de Tatuí, Rafael Halcsik Coutinho e Jean Vinicius Sebastião, desenvolveram o “Plano de Desenvolvimento Turístico de Tatuí 2016-2022”, requisito essencial para que o município possa pleitear o status de Município de Interesse Turístico.

Caso aprovado, o município passará a receber recursos estaduais para serem investidos exclusivamente no setor turístico e infraestrutura básica para o desenvolvimento da área.

Segundo a Prefeitura, o Departamento de Cultura e Desenvolvimento Turístico, em parceria com o Comtur, vem trabalhando para firmar Tatuí cada vez mais como “Capital da Música” e “Terra dos Doces Caseiros”, dando ênfase ao turismo cultural, gastronômico e de negócios.

“Só nos últimos meses, o município recebeu a vista de grupos de Ubatuba, Adrianópolis e Senges, ambas do Estado do Paraná”, cita-se em nota à imprensa.

Segundo o Ministério do Turismo, a categorização poderá ser utilizada para subsidiar o processo de gestão pública e orientar a implementação de políticas de turismo, específicas para cada categoria de municípios.