Município acumula novo recorde de mortes por coronavírus em 96 horas

Saúde notifica 20 óbitos confirmados no período; infecções tiveram queda

Da redação

Pela segunda semana consecutiva, Tatuí atingiu novo recorde negativo de óbitos confirmados em decorrência da Covid-19. Nesta terça-feira, 13, a Secretaria Municipal de Saúde registrou um número maior de mortes em quatro dias, em comparação com o mesmo intervalo de tempo de início da semana anterior.

Nas últimas 96 horas, período referente entre o sábado, 10, e a terça-feira, 13, a pasta da Saúde notificou 20 falecimentos provocados pelo novo coronavírus. Os dados são de boletins atualizados diariamente pela VE (Vigilância Epidemiológica).

O acumulado negativo deu-se pelo fato de que, em apenas quatro dias, foram confirmados mais óbitos do que em qualquer um dos mesmos períodos correspondentes às semanas anteriores desde o início da pandemia, em março de 2020.

Até então, o pior desempenho havia sido registrado justamente no início da semana passada, entre os dias3e6, com 15 mortes notificadas. O número de falecimentos do atual período indica um aumento de 33,33% em comparação com o recorde negativo anterior.

Até sexta-feira, 9, o município somava 221 vítimas fatais do coronavírus, com a doença matando mais homens que mulheres. Ao todo, 104 mulheres (76 na faixa dos 60 anos e 28 entre 29 e 59 anos) e 117 homens (87 acima dos 60 anos e 30 entre 29 e 59 anos) haviam falecido.

Entre os óbitos confirmados, no sábado, 10, a VE notificou o falecimento de uma mulher de 39 anos, ocorrido em 29 de março, durante internação no CHS (Conjunto Hospitalar de Sorocaba), e de um homem de 68 anos, que morreu no domingo, 4, na emergência da UPA (unidade de pronto-atendimento).

O órgão registrou o falecimento de dois homens na emergência do Pronto-Socorro Municipal “Erasmo Peixoto”. Um paciente de 60 anos faleceu na segunda-feira, 5, e o outro, de 59 anos, na quarta-feira, 7. No dia seguinte, uma idosa de 72 anos morreu, internada na unidade de terapia intensiva de hospital particular.

Ainda no relatório de sábado, a VE informou três óbitos ocorridos na sexta-feira, 9. As vítimas são um homem de 67 anos, na emergência do PS; um paciente de 74 anos, na UTI da Santa Casa de Misericórdia; e uma idosa de 73 anos, que entrou em óbito na emergência da UPA (unidade de pronto-atendimento).

No boletim publicado no domingo, o órgão notificou mais oito mortes – todas de homens. Um dos óbitos é de um idoso de 63 anos que falecera no dia 28 de março, durante internação no Hospital Léo Orsi Bernardes, em Itapetininga.

Três homens faleceram no dia 31 de março, sendo um deles um idoso de 74 anos de idade, que estava internado no Hospital Samaritano de Sorocaba; o outro, um de 29 anos, que estava no Hospital Léo Orsi Bernardes; e um paciente de 73 anos, durante internação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Outras três vítimas fatais informadas no boletim morreram no dia anterior, na UTI da Santa Casa, sendo três homens de 29, 46 e de 62 anos. Na madrugada de domingo, 10, um homem de 53 anos morreu no hospital particular.

O falecimento de duas mulheres, ambas internadas na UTI do hospital público, foi comunicado pelo órgão municipal no relatório de segunda-feira, 12. As vítimas fatais são uma paciente de 54 anos e uma idosa de 84 anos.

Na terça-feira, 13, a VE informou a morte de um homem de 66 anos, falecido durante internação na UTI da Santa Casa, no dia anterior. O boletim também confirmou a doença como causa do óbito de um homem de 60 anos, que falecera na terça-feira, 6, na emergência da UPA (unidade de pronto atendimento), e constava na relação de mortes suspeitas.

Com o novo recorde negativo, até esta terça-feira, Tatuí acumulava 241 vítimas fatais do novo coronavírus, sendo 109 mulheres (79 na faixa dos 60 anos e 30 entre 29 e 59 anos) e 132 homens (97 acima dos 60 anos e 35 entre 29 e 59 anos).

Os números representam taxa de 2,43% de letalidade – índice calculado pelo número de óbitos em comparação à quantidade total de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

Em contrapartida, a curva de infecções da Covid-19 caiu 38,03%, nas 96 horas recentes. Neste período, o órgão municipal notificou, por meio de exames laboratoriais, 213 novos casos confirmados da doença. No início do período anterior (entre os dias 3 e 6), foram 294 positivos.

Com o balanço, a média de diagnósticos, entre sábado e terça-feira, ficou em 53,25 infectados por dia e 3,21 por hora. No período, a cidade registrou 817 novas notificações da doença, confirmou 213 e descartou 659 casos suspeitos.

Até a sexta-feira da semana passada, 9, o município havia atingido 38.979 notificações da doença, sendo dez casos suspeitos aguardando resultados dos testes, 29.262 descartados e 9.707 positivos. Já nesta terça, até a divulgação do boletim, atualizado por volta das 10h10, Tatuí alcançou a marca de 39.850 notificações, sendo nove suspeitas, 29.921 descartes e 9.920 confirmações.

Dos confirmados, 9.376 pacientes já estavam recuperados (94,5%) e 303 ainda permaneciam em tratamento. Desses, 83 estavam sob cuidados em hospitais e 220 se tratavam em isolamento domiciliar. Entre os casos suspeitos, quatro seguiam em tratamento em hospitais e cinco, em casa.

Como agravante, a ocupação dos leitos da unidade de terapia intensiva, destinados ao tratamento de pacientes com Covid-19 ou suspeita da doença, mantém-se com lotação acima de 100% desde o dia 3 de março – ou seja, por 42 dias consecutivos.

Conforme a pasta da Saúde, a situação é a mesma na ala clínica reservada aos pacientes da Covid-19. No espaço, os leitos estão com lotação máxima desde o dia 12 de março – por 32 dias seguidos.

O órgão afirma que a Santa Casa tem capacidade para dez leitos de UTI, no entanto, devido à ampliação de leitos, estavam internados 18 pacientes com Covid-19 na UTI, ou seja, a taxa de ocupação era de 180%.

A VE ainda informa que os leitos clínicos para tratamento de Covid-19 no hospital público comportam 22 pacientes. Porém, em virtude da ampliação de leitos, estavam internados 44 pacientes, culminando em uma taxa de ocupação de 200%.

No hospital particular do município, estavam internados 25 pacientes, sendo dez na UTI, com quadros que inspiravam cuidados, e 15 no isolamento, com quadros estáveis.

Vacinação em Tatuí

O órgão da Secretaria de Saúde ainda informou ter aplicado, até às 9h desta terça-feira, 13, 20.558 doses das vacinas Coronavac e da Oxford/AstraZeneca, das quais 14.775 são referentes à primeira dose e 5.783, à segunda.

Nesta terça, a VE iniciou a vacinação de moradores com 67 anos completos. Eles recebem a primeira dose da vacina AstraZeneca, produzida pela Universidade de Oxford e distribuída no Brasil pela Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz).

As doses são aplicadas, inclusive, em sistema drive-thru, nas ESFs (Estratégias Saúde da Família) “Othoniel Cerqueira Luz”, no CDHU (Conjunto de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) “Orlando Lisboa de Almeida”; na ESF “Roseli de Oliveira Camargo”, no Jardim Santa Rita de Cássia; na UBS (unidade básica de saúde) “Dr. Almiro dos Reis”, na vila Dr. Laurindo, das 8h às 16h; e na UBS Central “Dr. Aniz Boneder”, centro, das 8h às 18h.

Simultaneamente, o órgão deu prosseguimento na imunização de profissionais da educação, a partir de 47 anos completos (veja texto nesta edição). Eles recebem a primeira dose na escola “João Florêncio”, das 16h às 18h.