Mulheres são destaques de concerto da Banda Sinfônica no “Procópio”

Maestrina e flautista são convidadas para espetáculo gratuito nesta quarta

Maestrina é convidada para reger Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí (foto: Guri Santa Marcelina)
Da redação

A maestrina Mônica Giardini e a flautista Ariane Roseiro são destaques de apresentação programada para a noite desta quarta-feira, 8, no Conservatório de Tatuí.

Elas integram o espetáculo “Banda Sinfônica e Mulheres na Música de Concerto”, realizada pela corporação musical a partir das 20h com entrada gratuita.

O evento acontece no Teatro “Procópio Ferreira”, com repertório composto por peças selecionadas de compositores como: Alfred Reed (1921-2005), Ferrer Ferran (1966), Guy Woolfenden (1937-2016) e Arturo Márquez (1950).

O concerto será regido pela maestrina, que é doutora e mestre pela USP (Universidade de São Paulo) com formação em piano, bacharel em violão e pedagogia plena.

Durante a carreira, Mônica atuou como regente de bandas sinfônicas no Brasil, África do Sul e Argentina. Atualmente, está à frente da BSJESP (Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo).

Outro destaque da apresentação, a flautista Ariane Roseiro, atuará como solista convidada. Formada pelo Conservatório de Tatuí, ela é chefe de naipe da Banda Sinfônica desde 2015.

“O público pode esperar uma noite de muitas emoções com um concerto liderado por mulheres, representando todas as musicistas incríveis do nosso país”, comenta Ariane.

“O Conservatório de Tatuí carrega uma forte trajetória ao longo dos anos, desde a criação da Banda Sinfônica, com tantos flautistas incríveis que já passaram por aqui. Eu me sinto muito honrada com a oportunidade”, completa ela.

Flautista fará solo em apresentação especial dedicada às mulheres (foto: Ariane Roseiro)

Ariane é formada no curso de aperfeiçoamento em flauta transversal do Conservatório de Tatuí, onde atua como professora de grupo artístico.

É bacharel em performance pela Universidade do Estado de São Paulo e professora do projeto Guri, da Santa Marcelina Cultura, na capital paulista, além de fundadora de uma “academia de flauta”, onde orienta alunos dos mais diversos níveis.

Desde o começo da trajetória, a artista soma prêmios em concursos de nível nacional e internacional, como o da “Samnium International Orchestra Auditions Awards 2020”.

Já a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí comemora 30 anos de existência. É formada por 55 integrantes, entre estudantes, professores da instituição e músicos convidados.

O grupo surgiu com o objetivo de propiciar o intercâmbio entre estudantes de nível avançado e músicos profissionais. Gravou o primeiro álbum em 1995, intitulado “Compositores Brasileiros”. Atualmente, a Banda Sinfônica conta com 12 discos gravados, além de um documentário lançado em 2007.

O evento é uma das atrações anunciadas pelo Conservatório de Tatuí para a temporada 2022 de apresentações dos grupos artísticos. Os ingressos para assistir ao concerto podem ser retirados pela internet na plataforma INTI ou pessoalmente, na bilheteria do teatro, de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. O endereço para retirar o ingresso é a rua São Bento, 415, no centro.

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome