Da redação
Com a intenção de “trazer à tona reflexões sobre a identidade cultural e as realidades sociais que muitas vezes passam despercebidas”, o Centro de Orientação e Serviços à Comunidade, o Cosc de Tatuí, apresenta a exposição “Retratos do Território”.
A mostra acontece no Centro Cultural, da prefeitura, a partir desta segunda-feira, 14, das 9h às 17h.
Baseada na proposta de “questionar e retratar as contradições sociais invisíveis no dia a dia”, a mostra captura, por meio de fotos, “imagens e histórias do cotidiano de diferentes culturas presentes nas ruas tatuianas”, conforme divulgado.
“Ao longo de três anos de trabalho no território, ao discutir sobre políticas públicas, pertencimento e criticidade, foram transformadas em ‘lentes’ que permitirão ao público refletir sobre preconceitos e construir novos entendimentos”, informa a assessoria de comunicação da prefeitura.
“A exposição busca não apenas demonstrar a vivência das pessoas, mas também criar vínculos e promover o respeito pela comunidade local. A reflexão proposta pelos organizadores vai além de capturar imagens; ela visa suscitar desconforto e provocar questionamentos sobre o que realmente vemos ao observar o território: ‘paisagem ou cultura?’”, segue a divulgação.
De acordo com os responsáveis pelo Cosc, “a mostra é um ato político que reflete sobre a forma como a sociedade nos enxerga e, consequentemente, nos ouve”.
Ainda segundo eles, “a identidade cultural retratada nas fotografias revela a construção cotidiana de costumes e valores, muitas vezes moldados pela violência e pelo preconceito. Nesse sentido, as imagens expostas trazem à tona sonhos, escolhas e realidades que, normalmente ficam à margem da percepção popular”.
A exposição “busca enfatizar que a cultura está presente em todos os cantos, desde as ruas até os pequenos detalhes do cotidiano, como gírias, cortes de cabelo e fragmentos de paredes grafitadas. A mensagem que a exposição passa é clara: cultura e expressão estão sempre vivas no território e todos podem ter acesso a essa riqueza cultural”, acrescenta.
“Cada um com sua cultura, cada um com seu respeito”, dizem os organizadores do evento, reforçando “o poder transformador da cultura nas periferias e à margem da sociedade”.
O público pode acompanhar a exposição no Centro Cultural de Tatuí, à praça Martinho Guedes, 12, centro, até o dia 31, sempre de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita.