Hoje pode ter sido adiado, mas o projeto da mudança ainda governará Tatuí!

Eduardo Dade Sallum *

Começo cumprimentando o povo de Tatuí, soberano no processo eleitoral deste ano. Parabenizo o prefeito reeleito, Miguel, e seu vice, Marquinhos de Abreu. Também parabenizo Alessandra Gonzaga e seu vice Fábio Menezes pelo desempenho nas urnas.

Cumprimento também os vereadores eleitos e reeleitos em Tatuí, e aos demais candidatos que participaram da disputa pela coragem de colocar os seus nomes e ideias para apreciação da população.

O período eleitoral é um ato democrático de incomparável importância, mesmo os candidatos que não são eleitos, ao colocarem seu nome na disputa, contribuem diretamente para a composição da nova Câmara Municipal. Vocês participam do fortalecimento da nossa democracia, que tem sido tão atacada nos últimos anos no nosso país.

Saio desta eleição com o sentimento de quem deu mais um grande passo à frente. Quebramos alguns paradigmas importantes, muitos compreenderam que minha combatividade nunca teve nada de radical, ela sempre foi expressão do meu respeito, responsabilidade e zelo com a coisa pública e com os tatuianos e tatuianas.

Meu partido, muito estigmatizado, reuniu a maior coligação da sua história em Tatuí, se colocando ao lado de outros sete partidos: PV, PCdoB, PDT, Rede, PSOL, Cidadania e PSDB. O PSDB apresentou o vice da nossa chapa, Márcio Medeiros, empresário, agrônomo e advogado, por quem adquiri grande admiração e carinho no percurso da nossa campanha por sua lealdade, fidelidade, coragem e disposição para o trabalho alucinante de uma campanha a prefeito e vice-prefeito.

Quero deixar registrado o acerto na escolha de Márcio Medeiros, que reforçou nossa luta para mudar Tatuí para além de ideologias políticas, em um projeto que luta por uma cidade melhor, com mais oportunidades e dignidade para o povo.

Meu agradecimento também aos presidentes dos partidos, Almir, presidente do Cidadania, Anísio (Marrom) do PDT, Farid do PV, João Reinaldo do PCdoB, Giovanna Moreira da Rede, Professor Neto do PSOL e Norbal do PT.

Crescemos, tivemos 6.235 votos na nossa chapa de vereadores, com a qual elegemos o vereador Kelvin, quarto mais votado da cidade. Kelvin dará continuidade ao Mandato Compartilhado que construímos nos últimos oito anos, garantindo também a manutenção da Casa da Práxis, projeto de educação e cultura que, com o Cursinho Gratuito, já ajudou mais de 140 jovens tatuianos a ingressarem no ensino superior.

Pra mim, não poderia faltar gratidão a Tatuí, afinal em menos de oito anos nosso povo me levou de 682 votos para vereador em 2016 a 9.348 para prefeito no atual pleito, fazendo com que minha votação tenha crescido a cada eleição que disputei. Sem dizer que Tatuí me proporcionou, também, quebrar recordes, como ser eleito o vereador mais jovem da história em 2016, ser o reeleito mais votado do pleito de 2020 e ser o Presidente da Câmara Municipal mais jovem da história da cidade.

Um agradecimento também aos que construíram nosso plano de governo, elaborado por várias mãos, tatuianos ilustres, intelectuais, alguns talentos inclusive que estão fora da cidade há alguns anos por falta de espaço profissional e acadêmico na cidade, mas que nunca perderam o amor e a preocupação com Tatuí.

Agradeço também aos tatuianos e tatuianas que participaram do diagnóstico dos problemas da nossa cidade e, junto com nossos Laboratórios Populares e dinâmicas “O que você faria se fosse prefeito?”, ajudaram a construir um plano de governo que se preocupa com a saúde, trabalho e renda, educação, segurança, cultura, esporte, agricultura, meio ambiente, tecnologia etc. Enfim, um plano que pretende devolver para Tatuí a prosperidade e a autoestima que há 30 anos vêm sendo tiradas do povo.

Uma saudação aos que abraçaram voluntariamente nossa campanha, por acreditar no que estávamos propondo para Tatuí, além de toda equipe que trabalhou e não mediu esforços, dia e noite, nas muitas tarefas necessárias.

Fizemos uma campanha de militância sem as estruturas de meus adversários, mas que nem por isso deixou de ser criativa, inspiradora e contagiante. No sábado (05/10), realizamos os dois maiores atos das eleições de Tatuí. Pela manhã, uma passeata linda com a presença de artistas, muitas crianças, mulheres e idosos, caminhamos pelo centro da cidade com palavras de ordem de união e mudança.

No final da tarde do mesmo dia, realizamos nossa carreata com mais de 3 km de extensão, mobilizada e realizada com a participação de nossos apoiadores. Atravessamos, de ponta a ponta, a nossa cidade. Fechamos nossas ações dessa disputa eleitoral mostrando para o povo que, aqui, temos um projeto construído por gente que gosta de gente, em que nenhum real precisa ser oferecido em troca de confiança.

Gostaria também de dedicar os melhores momentos dessa eleição a nossa amiga, companheira e tesoureira da campanha Mayara Soares, que foi vítima de um trágico acidente no bairro Santa Cruz, que fez ela partir com apenas 25 anos no mês passado. Minha gratidão ao papel fundamental como militante que Mayara desempenhou em nossa trajetória nos últimos dez anos.

Quero manifestar minha profunda gratidão às mulheres por toda mobilização e força que demonstraram na construção das propostas e na identificação dos graves problemas que Tatuí enfrenta, como a desindustrialização, falta de médicos, pediatras, ginecologistas e exames em geral, falta de vaga em creche e de atividades em contraturno escolar.

Senti nos bairros e nas vilas as mulheres sendo as mais preocupadas com os problemas da cidade e, portanto, as que mais aderiram ao senso de urgência por mudança, trazido pelo nosso projeto e pelo nosso compromisso real de buscar soluções efetivas para esses problemas.

Finalmente, e talvez um dos pontos mais importantes, meu agradecimento às crianças, por toda alegria e energia com que abraçaram nossa campanha e nos receberam com tanto entusiasmo nos bairros em que passamos e nas atividades que construímos. A construção de uma Tatuí melhor passa diretamente por elas.

Em Lucas 18:16, diz: “Mas Jesus, chamando-as para si, disse: Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque deles é o Reino de Deus”. Os pequeninos trouxeram brilho, carinho e leveza para a nossa campanha.

Desejo um bom governo para o prefeito eleito, e para isso precisa-se reconhecer os graves problemas que a cidade tem enfrentado, o caos na saúde, a desindustrialização e a constante diminuição de renda do nosso povo. Não há espaço em um bom governo para “negacionismo político”, ou seja, reconhecer problemas é o primeiro passo para começar a resolvê-los.

Perdemos, na última década, mais de 7 mil postos de trabalho na indústria, uma parte dos tatuianos está indo trabalhar nas cidades vizinhas, tornando Tatuí uma cidade dormitório. A maior parcela foi para o Comércio e Serviços locais para dividir renda.

A queda na arrecadação, fruto do retrocesso econômico dos últimos anos, fez com que a cidade perdesse poder de investimento na saúde. A falta de médicos, profissionais em geral, insumos e medicamentos, fila para exame, consulta, demora na UPA etc. tem a ver com esse quadro.

O prefeito reeleito precisa, com urgência, tomar medidas que aumentem os investimentos em nossa cidade, trabalhando para que Tatuí volte a ser um pólo industrial forte. Isso aumentará a arrecadação, fazendo a economia girar, possibilitando mais investimentos na saúde e ajudará a transformar a vida do povo, que segue cansado, estressado e mal-humorado.

Um governante deve olhar para seu povo, sempre, independente de qualquer disputa política. Espera-se que o trabalho seja feito para que a vida da população melhore. Espero que nos próximos quatro anos Tatuí possa começar a andar para frente, para que no próximo pleito possamos discutir novos projetos e não o aumento de mais quatro anos ao retrocesso que temos visto nos últimos 30.

Deixo a todos um forte abraço e meu agradecimento ao jornal O Progresso, por este importante espaço. Minha luta por Tatuí não irá parar. Saímos da eleição de cabeça erguida, não só pelo crescimento eleitoral, mas porque fizemos um processo com sinceridade, coragem e coração. Hoje pode ter sido adiado, mas o projeto da mudança ainda governará Tatuí!

* Presidente da Câmara Municipal de Tatuí e candidato a prefeito nas eleições de 2024.